sexta, 29 de março de 2024
Geral
24/05/2010 | 00:00

Atividades marcam passagem do Dia da Luta Antimanicomial

 

O mau tempo provocou o adiamento das ações que estavam marcadas para a última terça-feira (18) Dia da Luta Antimanicomial. As atividades foram transferidas para amanhã, terça-feira (25), a partir das 10h30, com a abertura da exposição “A história da saúde Mental” em frente à Casa de Cultura Dide Brandão.

 

A partir das 14h30, profissionais da saúde e pacientes atendidos pelos programas de saúde mental no município participam da concentração em frente a Igreja Imaculada Conceição para a Caminhada pela Luta Antimanicomial na Rua Hercílio Luz, que inicia às 15h.

 

Em seguida, às 16h, será dado início a oficina de cidadania junto à tenda de exposição, em frente à Casa de Cultura. Os pacientes encerrarão o evento com uma oficina de musicalização e, na seqüência todos seguirão para Câmara de Vereadores a fim de assistirem à sessão do dia.

 

No Brasil o Movimento da Luta Antimanicomial iniciou-se em 1987, composto principalmente por lideranças de profissionais, aos quais, ao longo dos anos 90, foram se juntando também à usuários e familiares. A intenção é reforçar a idéia que os pacientes de saúde mental se recuperam melhor em convívio social.

 

A Coordenadora da Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Sharline Trevizol Bergamini, explica que durante muito tempo todos acreditavam que a melhor forma de tratar os pacientes com transtornos mentais seria isolá-los em hospitais especializados.

 

Segundo ela, experiências mostram que, quando os pacientes recebem um atendimento mais individualizado e mantém contato com a sociedade e seus familiares, na maior parte dos casos, eles apresentam melhora considerável em seus quadros clínicos.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS