sábado, 20 de abril de 2024
21/05/2010 | 00:00

Secretaria da Educação distribuirá kits para prevenção às drogas nas escolas

Mais de 160 mil kits contendo camisetas, bonés e livros para o professor e para o aluno estão sendo encaminhados às escolas pela Secretaria Estadual de Educação para a 2ª edição do projeto “Viva sem Drogas”. O investimento para a compra do material foi de R$ 111 mil. O projeto tem o apoio do Grupo RBS e do Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina.

O “Viva sem Drogas” foi lançado em 2009 nas 1.390 instituições de ensino da rede pública estadual com o objetivo de envolver todos os seguimentos da escola, esclarecer sobre os problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas (com atuação no sistema nervoso central) e incentivar a prevenção. “O projeto tem como prioridade absoluta a Vida”, destacou a diretora de Apoio ao Estudante (DIAE), Rogéria Diégoli.

O kit servirá de subsídio pedagógico para a realização de um concurso, que terá etapas local, regional e estadual. Cada unidade poderá inscrever trabalhos nas categorias jingle, folder, cartilha educativa de prevenção ao uso indevido de drogas e projeto de prevenção.

O material deverá ser entregue nas gerências regionais de Educação (Gereds), até 21 de outubro de 2010. Os dois melhores projetos de prevenção da escola e os demais selecionados serão premiados pela Secretaria Estadual de Educação (SED). A premiação pode ser conferida no site: www.sed.sc.gov.br, no menu Planos e Ações/Programas e Projetos.

“O uso de drogas é uma prática disseminada na sociedade e vem trazendo consequências desastrosas”, aponta a gerente de Valorização ao Educando (GEDUC), Elizete Ouriques. “Desestruturação familiar e profissional, aumento da violência e crescimento de acidentes de trânsito são alguns dos frutos dos problemas sociais relacionados ao uso de drogas”, afirmou.

Para Elizete, é necessário promover ações que valorizem a autoestima dos estudantes, mantendo-os ocupados com atividades saudáveis, enriquecedoras e atraentes para minar espaços por onde as drogas podem entrar. "Outra forma de erradicar as drogas, é demonstrar aos filhos o quanto são amados e acolhidos pela família, pela escola, pela comunidade e pela sociedade”, afirmou a gerente.

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS