sexta, 29 de março de 2024
21/05/2010 | 00:00

Itajaí e Balneário Camboriú estão entre as dez cidades com mais furtos de veículos no Estado

 

 

Desmanche e golpe do seguro são os fatores preponderantes para a incidência de furtos em veículos na região. Balneário Camboriú e Itajaí estão entre as dez cidades com mais furtos de veículos no Estado, conforme levantamento divulgado pela Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg).

 

O levantamento foi feito durante o mês de fevereiro e aponta Joinvile como a cidade com maior número de furtos de veículos furtados (157), seguida de Florianópolis (93) e São José (79). Itajaí ocupa a quinto lugar, com 40 furtos e Balneário Camboriú figura na nona posição com 22.

 

O delegado da Policia Civil de Balneário Camboriú, Artur Nitz, explica que são várias as variantes motivadoras do crime. Segundo ele, o furto para desmanche e a falsa comunicação do crime, o conhecido Golpe do Seguro, são as principais causas de furto de veículos na região. “No caso de furto para desmanche, as peças são vendidas dentro e fora do Brasil”, ressalta.

 

Outro caso bastante usual é o golpe do seguro. O sujeito está precisando de dinheiro, leva ou paga alguém para levar o seu veículo para países vizinhos do Brasil, deixando-o abandonado em qualquer lugar. Depois aciona o seguro informando que o carro foi roubado. “Infelizmente isso acontece com pessoas desesperadas, precisando de dinheiro, que acham nessa forma de crime a forma mais rápida de ganhar o dinheiro”, diz o delegado, afirmando que muitos se esquecem que as seguradoras fazem uma investigação antes do pagamento do sinistro, entrevistas com todos da família, com o segurado, e muitas vezes alguns entram em contradição e acabam confessando o delito. Neste caso, acabam passando de vítimas a réus, respondendo por uma série de delitos”, salienta.

 

Agilidade

 

Nitz disse que os ladrões são muito ágeis ao praticar o delito. “A agilidade com que os meliantes furtam dificulta o trabalho da polícia”. No entanto, conforme o delegado, existe o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) responsável por colaborar na busca dos veículos. “É um sistema integrado com várias Policias do Estado, no qual se registra no banco de dados o furto e coletivamente os policiais trabalham na recuperação do mesmo”, salienta.

 

Em comparação com fevereiro no ano passado, houve um crescimento de 11,26% no número de furtos de veículos. Quanto às medidas de prevenção, Nitz enfatiza que estacionar o veículo em locais com iluminação e movimento de pessoas inibe os ladrões. “Com o aumento gradativo deste crime, a população deve ficar alerta e não dar chances aos praticantes. Às vezes, os ladrões usam o carro somente para se deslocar de um lugar para outro e o abandonam,  outras vezes, o veículo é utilizado para a prática de assaltos”, explica.

 

O delegado também disse que a Polícia esforça-se para coibir o crime. “Estamos alertas e procuramos agir com rapidez quando recebemos uma ocorrência para recuperarmos os veículos. Pedimos sempre que a comunidade, ao presenciar atitudes suspeitas, exerça seu papel de cidadão e nos comunique através do 190”, conclui. 

 

Motos

 

Motos Honda CG 125 são os veículos preferidos dos ladrões. No total, 154 delas foram furtadas em fevereiro, o que representa 15,43% do total. Em seguida aparecem o Volkswagen Gol, com 97 unidades furtadas e o Fiat Uno, com 58.

 

 

 

 

 

 

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS