quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/05/2010 | 00:00

Primeira etapa das obras do Semasa estão previstas para terminarem em dezembro deste ano

Quem passa por algumas ruas de Itajaí, visualiza canteiros de obras e muitos operários trabalhando, valas abertas e tubulações sendo colocadas. Estas obras são do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infra-estrutura, Semasa para a melhoria da rede de esgoto e ampliação da rede de abastecimento de água no município.

O contrato para o inicio da obras foi assinado em 2008, mas as obras começaram de fato em 2009.  São duas frentes de trabalho: No momento as obras são da primeira parte da implantação da rede de esgoto da cidade. A obra tem por objetivo coletar todo o esgoto produzido nos imóveis de uma parte de Itajaí que contempla os bairros: Praia Brava, Ariribá, Fazenda, Fazendinha, Centro e Parte da Vila Operária.

A outra frente de trabalho é para a ampliação do sistema de abastecimento de água, que contemplam a construção de uma nova estação de tratamento no São Roque, a implantação de aproximadamente 33 quilômetros de novas redes de adutoras de água na cidade, a construção de três novos reservatórios que vão fazer com que Itajaí fique preparada para os próximos 30 anos no que se refere ao abastecimento de água. Estas melhorias irão possibilitar que a cidade tenha o dobro da capacidade de tratar e distribuir água.

Os investimentos nas obras de esgoto sanitário são de aproximadamente 30 milhões de reais para a implantação da rede nos bairros Praia Brava, Ariribá, Fazenda, Fazendinha, Centro e Parte da Vila Operária e os investimento na rede de abastecimento de água são de aproximadamente 19 milhões de reais. Os recursos são do Governo Federal através do PAC, com financiamento entre o Semasa e o BNDES e Caixa.

Mas como toda obra, a ampliação do saneamento do município também causa transtornos aos moradores, como poeira, lama nos dias de chuva e o barulho das máquinas que trabalham o dia todo. “Nosso nível de reclamação é baixo, comparado com o transtorno que a obra causa. Quando se fala em esgoto a gente tem que abrir as ruas, colocar tubulação, depois fazer as ligações até o imóvel do morador. A ligação do esgoto é feita em um momento oportuno. As obras causam transtornos, mas fazemos um trabalho com os moradores antes de iniciá-las. Isso faz com que tenhamos um nível de reclamação menor”, afirma Murilo José da Conceição, Assessor de Comunicação do Semasa.

Muitas vezes o morador acaba se sentido prejudicado e reclama. O assessor da autarquia garante que é explicado como a obra será executada e qual é o objetivo da mesma e quais são os seus benefícios. Como é uma obra que trará benefícios para o meio ambiente o Semasa garante aos moradores que os resultados trarão muitos benefícios para a população.

O Semasa já está em fase de elaboração de um novo projeto, um edital para a construção da estação de tratamento de esgoto, para logo após a conclusão das obras atuais. Esta estação vai operar no bairro São Vicente, nas proximidades da ASPMI. O esgoto será encaminhado desses bairros para a estação onde será feito o tratamento. A água voltará para a natureza sem nenhum tipo de poluente. Neste mesmo local será tratado o esgoto de todos os bairros de Itajaí assim que o sistema estiver completamente implantado. A segunda etapa do projeto irá contemplar os bairros Cordeiros e São Vicente.

A previsão para o término das obras da rede coletora de esgoto e também da ampliação da rede de abastecimento de água é para o final do ano – dezembro. Para a operação do sistema ainda não há previsão, pois ainda falta a construção da estação de tratamento de esgoto do bairro São Vicente.

Enquete:

O Jornal dos Bairros foi saber o que a população está achando das obras do Semasa

“Acredito que vai melhorar para os moradores. O tratamento de esgoto é mais do que necessário e a qualidade da água tem que melhorar muito”.  Marcos Rafael de Oliveira – Personal trainer

“Por enquanto não dá para dizer nada, porque o serviço ainda não está pronto. Preciso ver os resultados para poder emitir a minha opinião”. Sueli Marta Camacho – Do lar

Fotos: Paulo Henrique de Moura


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS