quinta, 28 de março de 2024
Política
Giovane Pasa
13/05/2010 | 00:00

1º Fórum Intermunicipal de Segurança Pública

Vereadores da Região da Amfri, deputados, senadores e pré-candidatos ao governo do Estado também receberão o documento

 

Itajaí – Quase cem pessoas ligadas à área de Segurança Pública participaram na manhã desta quarta-feira (12), do 1º Fórum Intermunicipal de Segurança Pública. O debate aconteceu no auditório da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí), com palestras e discussão sobre os principais problemas da região.

 

A prefeita de Camboriú e presidente da AMFRI, Luzia Lourdes Coppi Mathias, abriu o fórum parabenizando a comissão pela iniciativa. “Para resolvermos o problema de segurança pública temos que cada um fazer a sua parte”, ressaltou a prefeita.

 

O Delegado Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ademir Serafim, apresentou durante a palestra as estatísticas de homicídios dos últimos três anos, trazendo ao público a análise criminal do Estado. “O tráfico de drogas está sempre no meio de qualquer prática criminosa”, enfatizou Dr. Ademir, concluindo que as políticas públicas devem ser revistas.

 

Em seguida o Tenente Coronel da Polícia Militar Luiz Ricardo Duarte, que é Coordenador da Polícia Comunitária do Estado, falou com autenticidade sobre “Segurança Pública no Terceiro Milênio. A participação de todos.” O Coordenador mostrou os paradigmas e as estatísticas de custos sociais entre a repressão e a prevenção, destacando que é mais viável financeiramente investir na prevenção do que na punição.

 

O tema “Segurança Pública, Direito, Responsabilidade e Dever de Todos”, foi abordado pelo Presidente da Feconseg/SC, Dr. Valdir de Andrade. O Coordenador da Comissão, Santiago Martin Návia, apresentou aos participantes a evolução da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública. “A Comissão começou com poucos integrantes e vem crescendo a cada encontro. Este fórum é um exemplo de que a comunidade está motivada a sugerir mudanças e a trabalhar pelos resultados”, disse o Coordenador.

 

Durante o debate final, os vereadores e secretários municipais de segurança pública apresentaram propostas de melhoria para a região, que foram complementadas pelos membros dos consegs e associações. Os tópicos debatidos durante o Fórum serão formatados em uma Carta e enviados aos 105 vereadores dos municípios da Amfri, aos deputados e senadores que representam Santa Catarina e ao Governador do Estado, Leonel Pavan.

 

A vereadora de Itajaí, Susi Bellini (PP), solicitou que a carta também seja enviada aos pré- candidatos ao governo do Estado, para que as reivindicações possam ser avaliadas e contempladas nos planos de governo. A sugestão da parlamentar foi apoiada pelo Deputado Estadual Joarez Ponticelli (PP), que prestigiou o Fórum.

 

Durante o Fórum foi apresentado o vídeo sobre a situação prisional da região da Amfri, produzido pela TV Câmara da Casa Legislativa de Itajaí, cópias da grande reportagem foram distribuídas durante o Fórum.

 

Participaram do evento representantes da região do Poder Legislativo, Executivo, Conselhos de Segurança, Feconseg, associações, delegacias, policia civil e polícia militar.  O próximo encontro da comissão será no dia 09 de junho, às 9h, na Câmara de Vereadores de Penha, onde os integrantes irão analisar os itens debatidos e apresentar a carta formatada.



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS