quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/05/2010 | 00:00

Vacinação e normas básicas de higiene são as principais armas contra o vírus H1N1

Até a manhã da última sexta-feira (07) foram contabilizados 38.854 imunizações. A meta de vacinação em 80%, estabelecida pelo Ministério da Saúde, já foi alcançada em todos os grupos que estão com a campanha em andamento. O período de vacinação para os adultos jovens de 30 a 39 anos inicia na próxima segunda-feira (10) e a Secretaria Municipal de Saúde espera a mesma adesão que os demais já imunizados. Os postos montados no Itajaí Shopping e Supermercado Angeloni permanecem abertos neste sábado (08) das 8h às 21h.

 

“O esforço dos profissionais de saúde em manter as unidades abertas, além dos postos montados em locais de grande circulação, está valendo a pena, pois já superamos nossa meta e no caso das crianças menores de dois anos e trabalhadores da saúde alcançamos 100% do público alvo”, declara o Secretário Municipal de Saúde, Lírio Eing. Entre os demais grupos foram vacinados 92% das gestantes, 97% dos portadores de doenças crônicas e 83% dos jovens entre 20 e 29 anos.

 

Normas básicas de higiene

 

Para manter a higiene dentro das unidades, a Secretaria adquiriu e já iniciou a distribuição de luvas, aventais, lenços descartáveis e porta álcool em gel que serão instalados na entrada das unidades com acesso a todos os pacientes. A Vigilância Epidemiológica Municipal reforça a necessidade de se manter as normas básicas de higiene, como lavar a mão frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz.

 

Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço, de preferência, descartável; evitar aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes e ter hábitos saudáveis, que incluam alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de atividades físicas.

 

Nos ambientes com aglomeração de pessoas é preciso manter as portas e as janelas abertas, já que os principais meios de transmissão da Gripe A são através da tosse, espirro ou de contato com secreções respiratórias de pessoas contaminadas. Quem apresentar febre alta repentina e tosse deve procurar imediatamente o serviço de saúde e evitar a automedicação.

 

Em 2009 a cidade de Itajaí atendeu 91 casos de pacientes com H1N1. Deste total 21 eram de município da AMFRI e 70 eram de Itajaí. Nenhum óbito em decorrência do vírus foi registrado no município.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS