sábado, 20 de abril de 2024
03/05/2010 | 00:00

Dicas para o consumidor

Assim como no varejo tradicional, o Dia das Mães é a segunda data mais lucrativa para o comércio eletrônico, atrás apenas do Natal.

As promoções no meio virtual serão intensificadas neste ano. O varejo como um todo está muito aquecido. E com o crescimento do acesso à internet entre a classe C, teremos novos consumidores no meio virtual.

Estatisticamente, as vendas para do Dia das Mães começaram dia 25 de abril e vai até 9 de maio. Pesquisas revelam uma relativa importância no Dia das Mães, principalmente se compararmos com o Dia dos Pais ou o Dia das Crianças. Com a entrada de novos players, o volume de vendas deve ser ainda maior devido às promoções que serão feitas pelas lojas, motivando os filhos a escolherem o presente que desejam dar às suas mães através da internet.

No ano passado, 17 milhões de brasileiros fizeram compras na internet. Hoje, o comércio virtual já representa 2% do consumo das famílias. Nos Estados Unidos, esse percentual chega a 8%. As empresas estão percebendo esse potencial de crescimento e disputando o consumidor na internet.

Por isso, novos portais de compra estão surgindo na rede. A facilidade para se pesquisar preços na internet também estimula a concorrência agressiva entre os canais de compra. Ou seja, ganha quem oferecer o produto pelo menor valor.

Preferências

O consumidor que deseja presentear sua mãe com produtos de maior valor agregado deve aproveitar as oportunidades que o “e-commerce “( comércio eletrônico) oferece.

No comércio eletrônico, o consumidor tem a vantagem de poder parcelar suas compras em até 12 vezes sem juros ou até acima deste prazo, o que acaba abrindo espaço para a compra de presentes mais caros, como eletrodomésticos e eletrônicos. Acreditamos que esses devem ser a grande aposta para o Dia das Mães.
IMPORTANTE CONHECER ALGUMAS “PROIBIÇÕES NA INTERNET.

*enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto ou fornecer qualquer serviço, considerando-se caso ocorra,não sendo obrigado a pagar;
*deixar de cumprir o prazo de entrega do produto ou de execução do serviço;
*deixar de informar préviamente das despesas de remessa do produto;
*executar serviços sem a prévia elaboração de orçamento;
 *cobrar quantia indevida, que uma vez paga, deverá ser devolvida em dobro corrigida monetariamente e com juros legais.

RECOMENDAÇÕES BÁSICAS AO NEGOCIAR NA INTERNET

*Buscar informações sobre o site.
*Verificar os procedimentos para reclamação, devolução do produto prazo para entrega, despesas com fretes e taxas adicionais.
*Verificar as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários.
*Não fornecer informações pessoais.
*Guardar todos os dados da compra
*Identificar o endereço físico, como CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, acessando www.registro.br.
*Exigir Nota Fiscal e imprimir contrato firmado.
RECOMENDAÇÃO MAIS CRITERIOSA QUANTO A SEGURANÇA DE SUAS COMPRAS NA INTERNET
*Manter a segurança do seu computador, atualizando o antivírus
*Não clique em links desconhecidos recebidos por e-mail, ou outro meio
*Elabore uma boa senha e altere-a com regularidade:
Para elaboração de uma boa senha não utilize nomes, sobrenomes, números de documentos, placas de carros, números de telefones e datas, esses são dados que podem ser obtidos com facilidade. Procure ao elaborar sua senha, utilizar letras, números e símbolos.
*Tenha cautela com emails que contenham promoções e condições muito vantajosas e tentadoras.
*Procure sempre identificar o fornecedor.
*Lembre-se que o fornecimento de informações bancárias e número do cartão de crédito só devem ser feito se você estiver seguro quanto ao site.

Quanto à escolha do produto:

*Dê preferências para lojas que possuem serviço de atendimento ao vivo, via telefone ou chat para que você possa solucionar todas suas dúvidas e acompanhar o andamento de sua compra.

*E desconfie sempre de preços muito abaixo do mercado, esses produtos podem ser contrabandeados ou piratas.
Da negociação ao pagamento:

Ao negociar no site ou diretamente com o vendedor esgote suas dúvidas.

Prefira o pagamento somente na entrega. Utilize ferramentas como o Sedex a cobrar, dos Correios.

Evitar o pagamento antecipado. Prefira os sites que operam em parceria com as próprias operadoras de cartão de crédito ou com os sites especializados, reconhecidos publicamente, que intermedeiam o processo de pagamento, como PagSeguro da UOL. Mantenha sempre o registro de tudo que for realizado.
IMPORTANTÍSSIMO!

Prefira realizar a compra em computador doméstico:

Evite realizar compras e outras operações financeiras em máquinas públicas ou desconhecidas, como em “lan houses”, bibliotecas, cafés, etc. Não há como saber se essas máquinas possuem os requisitos de seguranças.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS