quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/04/2010 | 08:43

Itajaí é uma das cidades mais violentas

por Josiane Cardoso

 

Enquanto não há investimentos dos governos em segurança pública, Itajaí lidera o ranking da cidade mais violenta no litoral catarinense. Somente de janeiro a abril deste ano já foram registrados 18 homicídios, de acordo com os dados da Central de Operações Policias. As mortes nesses quatros meses estão diretamente ligadas ao tráfico de drogas.



Para amenizar a violência, foram cinco meses de polêmica envolvendo a criação da guarda municipal. Após uma audiência pública realizada no mês de fevereiro e inúmeras discussões na imprensa local, neste mês pouco se fala sobre o assunto.

Para o secretário de segurança pública, Carlos Ely, ainda há esperanças de implantação do projeto, que seria a única forma de amenizar a criminalidade na cidade. Os guardas seriam preparados em uma academia e fariam um estágio profissionalizante com as policias militar e civil. A grande discussão é quanto à utilização de armas de fogo. “A resistência da população para uma guarda armada foi motivada por um boato de que eu estaria usando o projeto para armar a Codetran e a guarda patrimonial, mas isso não é verdade”, afirma.

Segundo o secretario, a preocupação é com o segurança da população que está ameaçada pela falta de policiais militares nas ruas. Há mais de 20 anos, o efetivo da PM não tem um aumento significativo. São cerca de 200 profissionais para cuidar da segurança de aproximadamente 170 mil habitantes.  De acordo com os dados da central de operações da polícia militar, o bairro Cordeiros e as localidades Murta, Promorar, Rio Bonito são os pontos mais preocupantes da cidade, já que a maioria dos crimes nessas regiões estão ligadas ao tráfico de drogas.

O Tenente Paulo Ramos dos Santos do 1º Batalhão da Polícia Militar de Itajaí, reconhece o problema e garante que de acordo com a Organização das Nações Unidas para cada 250 moradores deveria haver um policial, e nessa contagem, Itajaí precisaria de aproximadamente 700 profissionais.

Após as inúmeras polêmicas, o projeto da guarda municipal já está nas mãos do prefeito Jandir Bellini para análise do impacto orçamentário. Com base em outros municípios do Brasil, os recursos para implantação e manutenção da guarda municipal estão estimados em até 1% do orçamento municipal, com previsão de gastos já fixados nas despesas da Secretaria de Segurança do Cidadão. Por enquanto, não há data prevista para encaminhar o documento para a aprovação na Câmara de Vereadores.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS