sexta, 19 de abril de 2024
23/04/2010 | 00:00

Um gesto nobre para a comunidade itajaiense


A simpatia e a alegria de Rosângela Maria Bertoldo escondem um passado triste. Na infância, a moradora do bairro São Vicente sofreu ao ver a mãe ser mal tratada pelo pai alcoólatra. Quando tinha 16 anos, começou a trabalhar para ajudar no sustento da família. Casou-se e depois de 26 anos enfrentou uma dolorosa separação. Para aliviar o sofrimento e resgatar a autoestima perdida em uma depressão profunda, Rosângela dedica todo o tempo disponível para realizar trabalhos sociais.

 

Sede da Associação Caminhos do Amor


Da necessidade de ajudar ao próximo, surgiu a Associação Caminhos do Amor. Há 15 anos, ela ajuda pessoas carentes e depressivas. “Muitos chegam aqui à procura de um ombro amigo e apoio para conseguir advogados e tratamento médico” conta Rosângela. Miguel Otávio Padilha, 60, é um exemplo. Ao sentir fortes dores de cabeça e tonturas, o morador da localidade do Rio Bonito decidiu buscar ajuda. Há um ano, ele frequenta a entidade. “Para todos nós, a Rosangela é como se fosse uma mãe”.

A entidade tem cerca de 600 associados, a maioria com problemas de saúde, como por exemplo, a depressão. No espaço, eles encontram apoio e ajuda para conseguir medicamentos e realizar os tratamentos, que muitas vezes, não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.  “Eu sou paulista e quando cheguei a Itajaí, estava sozinha e doente. A associação me recebeu de braços abertos quando eu mais precisei. Através desse trabalho social, que eu consegui todo o tratamento para curar minha doença”, conta Dalva Cabral de Oliveira, 52, moradora do bairro Costa Cavalcante.

 

Associados em um dia de confraternização


Almir Zermiani é um exemplo de superação. Rosângela o conheceu quando a bebida já havia destruído todos os seus sonhos.  Alcoólatra desde adolescente, Almir recebeu ajuda na hora certa. “Ela me deu apoio para largar do vício. Desde o dia em que cheguei aqui, estou há oito meses sem ingerir álcool”.

Para manter as portas abertas, a entidade recebe ajuda de padrinhos, como o Sr. José e a Sra. Miranda Sandri. O casal paga o aluguel da casa, o salário de uma secretária, medicamentos e as consultas com o psiquiatra Maurício Bogo.  Quem tem condições financeiras também contribui com a quantia de R$ 60, para pagar a consulta médica. No espaço, o ortopedista, Deodato Casas, também faz um trabalho voluntário.

Apesar da dedicação dos profissionais, hoje, a entidade possui diversas necessidades. Uma delas é a busca por profissionais voluntários, como psicólogos e assistentes sociais. Além disso, a associação também precisa de ajuda financeira para a compra de medicamentos e sacolões.

Quem quiser colaborar com essa causa nobre, a Associação Caminhos do Amor está localizada na Rua Nilson Edson dos Santos, 1175, bairro São Vicente, em Itajaí. Para entrar em contato com a entidade o telefone é: 3241-2003 ou 9929-4311.
 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS