sexta, 29 de março de 2024
21/08/2015 | 10:51

Uma nova direção para muitas vidas

O Código de Trânsito Brasileiro define trânsito como, a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. Traduzindo em miúdos, quem faz o trânsito sou eu e você, seja você pedestre, ciclista, motociclista, motorista ou passageiro. Como você tem se portado nesse palco chamado trânsito?

 

No primeiro semestre deste ano, em nossa cidade foram mais de 2,1 mil acidentes, resultando em sete vítimas fatais. Esse número corresponde aos vitimados no local do acidente, excluindo as pessoas que acabam morrendo no hospital ou durante o tratamento. Você acha que esse número é pouco ou muito, levando em consideração que Itajaí, conta com mais de 180 mil habitantes e mais de 170 mil veículos registrados?

 

Você pode estar pensando que o número é baixo, mas pense! Ele pode ser baixo se estas sete vítimas não forem pessoas conhecidas ou até mesmo pessoas do nosso ceio familiar. Agora este número será alto, quando uma dessas sete vítimas são pessoas de nosso convívio. Um pai, uma mãe, um filho, um amigo.

 

Imprudência, falta de atenção nos cruzamentos, uso do celular, avanço nas preferenciais e o excesso de velocidade são as causas potencializadoras dos acidentes de trânsito em nossa cidade.

 

No dia 19 de agosto é comemorado o Dia do Ciclista. Como tem sido sua convivência com estes usuários? Para conversões à direita ou esquerda, motoristas e motociclistas utilizam a seta. Ao frearem, as lanternas traseiras acendem na cor vermelha. E na bicicleta? Sem acessórios, os ciclistas deveriam sinalizar aos outros condutores com os braços, a parada com a mão espalmada à frente e as conversões com o próprio braço.

 

Os ciclistas são submetidos ao mesmo Código Nacional do Trânsito e, para que a convivência seja pacífica nas vias compartilhadas com veículos e motocicletas, é preciso que haja clareza nesta comunicação, além do respeito à sinalização e o exercício da cidadania, itens vitais para a manutenção da segurança do ciclista.

 

No trânsito o veículo maior deve proteger o menor, tenha essa consciência!

 

Deus os abençoe.

 

Você que tem uma história que envolva o trânsito, encaminhe pelo e-mail contato@traumatran.com.br e ajude a conscientizar as demais pessoas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS