sexta, 19 de abril de 2024
21/08/2015 | 10:30

Ser solidário

Ser solidárioé ter o senso de identificação em relação ao sofrimento dos outros, é ter a capacidade de amar e demonstrar carinho e afeto ao seu próximo. É ter um amor incondicional que alimenta as ações de fraternidade. O amor fraternal é um sentimento forte de dedicação, de interesse pela figura do outro. O amor fraternal gera ações construtivas e benéficas a quem necessita.

 

A solidariedade é uma qualidade que dignifica o ser humano. É um laço recíproco entre as pessoas e a comunidade, é um sentimento que envolve, constrói e possibilita atitudes transformadoras.Ser solidário não significa apenas reconhecer a situação delicada de um indivíduo ou de uma família. Ser solidário consiste no ato de ajudar essas pessoas em momentos de desespero e desamparo.

 

O amor motiva a necessidade de proteger os necessitados, provoca entusiasmo e interesse em fazer o bem, em desenvolver o seu papel social, fortificando cada vez mais a vontade de se dedicar, sem qualquer outro interesse, que não seja o fazer o bem e sem desejar algo a favor de si próprio. Ser solidário é um pequeno gesto que nos ajuda a mudar a nossa própria vida. Ser solidário nos faz compreender o verdadeiro sentido da nossa existência. Praticar a bondade é ter compaixão, é apoiar, esclarecer, acolher e ajudar a encontrar a solução que lhe proporcione conforto e bem estar.

 

Quem recebe um ato solidário aprende a ser solidário. Pesquisas mostram que quem exerce a solidariedade ou que faz voluntariado são pessoas mais felizes e realizadas. Isso porque estas ações fazem diminuir as tristezas, controlar as ansiedades e proporciona tranquilidade emocional. Então é um ato que não ajuda apenas o próximo, mas nos ajuda a compreender as dificuldades da vida e a enfrentar de maneira diferente e com mais sabedoria.  Ações de partilha e de bondade são benéficas a nossa saúde porque nos trazem a sensação de paz e harmonia. É o que normalmente acontece com quem doa órgão, medula óssea ou sangue e promove a vida de uma outra pessoa.

 

Infelizmente, ainda hámuitas pessoas egoístas que ainda não conhecem a palavra solidariedade, ou talvez não conheça o seu real significado. São pessoas que mantém um amor excessivo, cheio de orgulho e presunção. Isso o leva a olhar somente para seus próprios interesses e necessidades, desprezando sempre as necessidades alheias e cultivando o chamado egocentrismo.

 

Não é a doação que lhe faz solidário e sim a vontade de ajudar ao próximo.

 

Na terceira idade, o voluntariado também pode surgir como um novo desafio. A ocupação pode lhe proporcionar momentos de felicidade. Quando um idoso se sentir sozinho, basta ajudar ao próximo, isso o fará sentir-se útil, o que lhe fará envelhecer de uma forma mais sadia e mais feliz.

 

Podemos praticar ações solidárias diariamente, basta estar aberto para ouvir o desabafo de um amigo, ajudar alguém na rua, visitar asilos, orfanatos e hospitais. Essas são atitudes que podem ajudar e contribuir para o aumento da nossa felicidade. Quando estamos determinados a sermos generosos e gentis, agimos com compaixão com os outros. As oportunidades para auxiliar surgem de todos o lados, sejam com recursos ou apenas com seu trabalho voluntário.

 

Somos solidários porque queremos ser, e não por obrigação. Quem é solidário por obrigação não é solidário. A solidariedade é um ato de bondade e a bondade é um ato de amor ao próximo.

 

Pratique, tente, não desista. Faça o bem sempre que possível. Seja um voluntário, se envolva em ações. Doe por vontade de doar, seja um cidadão solidário.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS