quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/08/2015 | 08:44

Itajaí participará de simulado de desastres naturais dos Ministérios da Defesa e Integração

Itajaí foi escolhida pelos Ministérios da Defesa e Integração Nacional para participar de um Simulado de Mesa de Inundação e Escorregamentos. A ação ocorrerá em novembro e será a maior desse tipo já registrada no Estado, envolvendo representantes das defesas civis nacional, estadual e municipal, Marinha, Exército e Grupo de Ações Coordenadas Estadual (Grac).

 

— A data ainda não foi definida, mas deve ocorrer entre 09 e 13 de agosto. Neste primeiro encontro, os representantes do governo federal vieram conhecer um pouco mais sobre a realidade de Itajaí — conta o coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira.

 

O simulado será o primeiro no país realizado pelos ministérios. Itajaí foi escolhida por ser uma das defesas civis mais preparadas e atuantes no Brasil. O Simulado de Mesa serve para preparar os agentes de resposta, como órgãos públicos, defesas civis locais e meteorologistas sobre como agir em eventos adversos.

 

— De forma fictícia temos que desempenhar todas as etapas que desenvolvemos em uma situação real, quando toda a capacidade da estrutura municipal esgotou, precisando da estrutura do Estado, e em seguida necessitando das forças da União, como o Exército, por exemplo — explicou o coordenador.

 

Apesar de o simulado ser de Itajaí, o exercício deve ocorrer no Comando do Exército em Florianópolis. Além de Itajaí, são Francisco do Sul também receberá um simulado de desastre químico. Os trabalhos ainda estão em fase de estruturação e organização da atividade macro.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS