sexta, 29 de março de 2024
26/06/2015 | 11:35

Mude suas atitudes no trânsito ainda hoje

A violência no trânsito cresce a cada dia, fruto de tamanha impaciência, que nos faz acelerar cada vez mais para chegar ao nosso destino de qualquer maneira, passando por cima de qualquer lei ou direito do outro cidadão. Acelerar pode não ser sinônimo de chegar mais cedo, quem sabe você nunca chegará. Com esta frase gostaria de te sensibilizar e dizer que no Brasil morrem por ano mais de 40 mil vítimas do trânsito.

 

Um acidente de trânsito move toda uma estrutura familiar e social; seja um pai, uma mãe, um filho, uma filha, um marido, uma esposa, um empregado, um amigo. Quem pode saber se por ventura se vai a única pessoa que trazia o sustento para a casa. Um acidente de trânsito pode trazer marcas para o resto da vida.

 

O que se sabe é que as principais causas da violência no transito são evitáveis, dentre elas as mais conhecidas: o dirigir sob efeito de álcool ou de entorpecentes, trafegar em velocidade inadequada, inexperiência na direção, falta de atenção e de manutenção no veículo. Nossos governantes devem estar atentos à criação de novas leis e ações preventivas com resultados avaliados por sua eficácia. Muitas vezes o que impede melhores resultados nas ações que já existem de forma geral é a falta de efetivo, de equipamentos e, principalmente, a impunidade. Fazendo com que os números continuem elevados e sem previsão de redução. Existe também outro motivo fundamental para que essa situação não se resolva: o comportamento da população.

 

Como uma reeducação alimentar, muitas pessoas devem ser reeducadas no trânsito, deixando de lado atitudes que possam trazer situações de risco, tanto para sua própria vida, como daqueles que estão ao seu redor no decorrer do dia. Em outros países há evidências de que a população alterou conceitos, valendo-se de uma direção preventiva, com respeito aos cidadãos e as leis de trânsito. Por essa razão a população tem um papel fundamental nessa luta e, ao lado do poder público, pode tirar o Brasil das primeiras colocações no ranking de mortes no trânsito.  Se você conseguir evitar um acidente, você estará contribuindo e muito com o resultado geral. O trânsito é mais que um espaço físico, é um espaço da cidadania. Pense nisso!

 

Convido você a conhecer a Traumatran, uma associação com a missão de promover a conscientização dos envolvidos no trânsito, incentivando ações que visem a redução da violência, o respeito mútuo, a valorização da vida e dos direitos do cidadão e a visão de ser reconhecida como organização não governamental atuante, acessível à população, independente e dedicada para a transformação da realidade social.

 

Seja você também quer ser voluntário neste projeto, envie seu nome, endereço e telefone para contato@traumatran.com.br e cadastre-se.

 

Aproveitando esta oportunidade, em sua opinião qual ação é necessária para reduzir os números de acidentes de trânsito em nossa cidade? Mande seu e-mail para balbinoitajai@gmail.com.br

 

Olhe no espelho e diga: Eu farei a diferença no trânsito hoje!


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS