sexta, 29 de março de 2024
Geral
26/06/2015 | 16:24

Itajaí abrirá licitação para restauro da Igrejinha Velha no próximo mês

A Igreja Imaculada Conceição, no Centro de Itajaí, enfim deve entrar em obras neste ano. O projeto de restauro do prédio, interditado há quase dois anos, foi liberado na semana passada pela da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Com isso, a Fundação Genésio Miranda Lins (FGML), responsável pelo patrimônio, acredita que o edital de licitação para a obra efetivamente seja lançado até o dia 15 de julho, para que a restauração comece em agosto.

 

Patrimônio histórico de Itajaí e Santa Catarina, a Igrejinha Velha, como é conhecida, está fechada desde que o teto desabou em agosto de 2013. De acordo com superintendente da FGML, Antônio Carlos Floriano, estava na Fundação Catarinense de Cultura há quatro meses. Por se tratar de um patrimônio histórico, a obra dependida de aprovação municipal e estadual.

 

Com a abertura da concorrência pública para tocar a obra até o próximo mês, a FGML terá um novo desafio, angariar recursos. O projeto prevê investimento de R$ 3 milhões para a restauração da Igreja Imaculada. A FGML ainda não sabe o valor que será investido pelo município, governo estadual e federal.

 

— O governo tem preocupação em terminar as obras de restauro quando o assunto envolve patrimônios históricos e culturais. Sendo assim, a intenção deles [governo] é sempre começar a obra de restauro e leva-la até o fim.

 

Para Floriano, o objetivo, agora, é finalizar o restauro do Palácio Marcos Konder, também patrimônio histórico da cidade. Outras obras de restauro finalizadas, como antigo prédio da Fiscalização do Porto de Itajaí e a Casa da Cultura Dide Brandão, reafirmam a o comprometimento do governo com construções históricas da cidade.

 

— Também vamos tentar patrocinadores e outros fundos para começar a obra de restauro — disse.

 

Relíquias foram reveladas
Durante a análise da igreja para execução do projeto de restauro cada canto da construção foi mapeado. As estruturas originais são de 1824, mas o local passou por outras reformas e sofreu intervenções ao longo do tempo, tudo isso conta no documento:

 

— Foi uma série de descobertas. Os técnicos encontraram pinturas em paredes e outras intervenções na argamassa. Na análise, também foi possível mapear os tipos de forro e madeira utilizados na construção da Igreja.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS