sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/04/2015 | 12:45

Ministério da Pesca e Aquicultura quer ampliar atividades do Laboratório Oficial do IFSC em Itajaí

O Câmpus Itajaí do IFSC conta com o único laboratório do país habilitado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA para realizar ensaios oficiais de biotoxinas marinhas em moluscos bivalves, como mexilhões, ostras, berbigões e vieiras cultivados em Santa Catarina.

O Laboratório Oficial de Análise de Resíduos e Contaminantes em Recursos Pesqueiros – LAQUA-Itajaí/SC, funciona no Câmpus Itajaí do IFSC desde maio 2012. Nesses três anos foram realizados mais de 3 mil ensaios. O LAQUA-Itajaí participa do Programa Nacional de Controle Higiênico  Sanitário de Moluscos Bivalves e tem por objetivo monitorar a presença de ficotoxinas nesse tipo de moluscos.

Quatro vezes por semana a Companhia Integrada de Desenvolvimento da  Agricultura de Santa Catarina – CIDASC, órgão oficial de controle sanitário  animal do estado, coleta água e moluscos em criadores por todo o Litoral do  Estado. Essas amostras são trazidas para o LAQUA em Itajaí que faz testes e ensaios padronizados para detectar a presença de algas nocivas e  ficotoxinas. Quando as toxinas são detectadas nas amostrar em concentrações acima da permitida, a CIDASC fecha temporariamente as áreas de cultivo onde  as toxinas foram encontradas, evitado assim o consumo desses moluscos  contaminados e  a intoxicação da população consumidora.

“Essa é uma atividade de monitoramento oficial que está sendo realizada de forma pioneira em Santa Catarina”, explica Mathias Alberto Schramm, Coordenador do LAQUA em Itajaí. Espelhando-se na experiência de Santa Catarina o Ministério da Pesca e Aquicultura quer estender esse monitoramento para outros Estados Brasileiros. “Como somos atualmente o único laboratório habilitado para realizar esse tipo de ensaio, os outros Estados que pretendem implementar o  monitoramento de algas nocivas e ficotoxinas devem realizar coletas oficiais e enviar as amostrar para serem analisadas aqui em Itajaí”, completa.

Esse aumento na demanda de ensaios para atender aos programas de monitoramento de outros estados foi um dos temas tratados pelo Coordenador do LAQUA em recente reunião no MPA em Brasília, onde foi recebido no Gabinete do Ministro Helder Barbalho. Também ficou definido que nos dias 26 e 27 de maio haverá um treinamento no LAQUA-Itajaí, com o apoio da CIDASC, em Coleta e Remessa de Amostras Oficiais, destinado prioritariamente a capacitação de profissionais de outros estados que atuam ou pretendem atuar nos programas sanitários de organismos aquáticos.

Acredita-se que no segundo semestre de 2015 o LAQUA já deve começar a receber amostras de vários estados e ampliar a rede de controle do MPA aumentando a segurança no consumo de moluscos bivalves em todo o país.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS