sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/04/2015 | 12:38

Crianças criam novos hábitos alimentares na escola

Com acesso fácil aos alimentos processados e hábitos de vida mais sedentários, evitar o excesso de peso e garantir uma boa nutrição as crianças é um desafio para muitos pais. Nessa tarefa, a escola pode ser uma grande aliada. Este ano, o Colégio de Aplicação (CAU) e o curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) tornaram-se parceiros para ensinar bons hábitos alimentares as crianças do ensino infantil, com idade entre 2 e 8 anos de idade.

No cardápio, produtos com corantes e conservantes saem do prato e dão lugar a alimentos ricos em fibras, com menos açúcar, e totalmente preparados na escola. Caldos, sucos, bolachas, bolos, molhos, tudo é feito caseiramente, e incrementados com ingredientes benéficos ao organismo, como a linhaça, o farelo de aveia e a biomassa de banana verde.

A cozinha do CAU tornou-se laboratório para o curso de Nutrição. Acadêmicos e estagiários, junto com a professora nutricionista Rafaela Oechsler da Costa, são responsáveis pelo controle higiênico sanitário do local, realização de avaliações nutricionais das crianças, compra dos ingredientes e elaboração do cardápio. Para este trabalho, a cozinha do colégio foi inteiramente reformada e adaptada.

“Aqui os acadêmicos conseguem perceber o efeito real do seu trabalho. Eles conseguem ver, na prática, a aceitação das crianças pelos pratos, experimentam e adaptam receitas pensando nas texturas, cores e sabores que vão alimentar e agradar os pequenos”, afirma Rafaela. As crianças tem autonomia para escolherem o que colocam no prato, sempre com o acompanhamento e o incentivo das acadêmicas e professoras.

O cardápio é composto por seis refeições. Alimentos integrais, proteínas (peixe e carne de porco pelo menos uma vez na semana), carboidratos, frutas, legumes e verduras são diários. “Os pais precisam quebrar o preconceito com alguns alimentos que talvez eles não gostem ou não estão habituados a comer. A criança precisa provar pelo menos dez vezes o mesmo alimento, com modos de preparos diferentes, para realmente se ter certeza que ela não gosta”, recomenda a nutricionista.

O próximo passo da iniciativa é realizar oficinas de educação nutricional, teórica e prática, com os pais, para oferecer orientações e dicas de como introduzir novos alimentos e melhorar a qualidade da alimentação em casa.


DADOS IMPORTANTES:

 

Segundo dados divulgados em março pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o percentual de crianças com idade de até 5 anos com excesso de peso chega a 7,3%, e de 5 a 9 anos de idade chega a 33,5%.

 

Em relação ao tempo que assistem TV/jogam videogames/usam internet, pesquisas afirmam que as crianças brasileiras, entre 5 a 12 anos, são as que ficam mais tempo online, gastando cerca de 13h/semana conectados a internet, e cerca de 3,7h/dia em frente a TV.

*Informações fornecidas pela nutricionista Rafaela Oechsler da Costa, da Univali.

 

 

O QUE SIGNIFICA COLÉGIO DE APLICAÇÃO?

 

Os Colégios de Aplicação são instituições de ensino ligadas as universidades e que permitem ampla troca entre a educação básica e o ensino superior. O Colégio de Aplicação da Univali é um terreno aberto para que os cursos de graduação possam realizar suas observações, aplicar projetos e pesquisas, e fomentar novas práticas. Essa vocação permite ao colégio o contato com métodos e técnicas de aprendizagem inovadoras, como as que estão sendo implementadas pelo curso de Nutrição. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS