sexta, 29 de março de 2024
Geral
27/04/2015 | 12:47

Itajaí é a 2ª maior geradora de empregos de SC

Itajaí é uma das cidades que mais crescem no país. O município que se consolidou como o maior PIB de Santa Catarina atrai por ano cerca de 2.300 novas empresas. São investidores nacionais e multinacionais nas áreas portuária, pré-sal, petróleo e gás; comércio exterior; construção naval e alimentação que escolheram Itajaí para ampliarem seus negócios. É o caso de uma rede de supermercados que está se instalando aqui. Com outras 16 lojas por Santa Catarina, a empresa optou por Itajaí devido ao bom momento que a cidade vive. “Itajaí está crescendo muito e com indicativos de permanecer nesse ritmo. Por isso, iremos implantar no município uma loja alto padrão, diferente de todas as demais da rede. Além de toda a estrutura moderna, um dos diferencias em Itajaí será a praça de alimentação”, conta a coordenadora de RH, Viviane Rosa.

Décima quarta Melhor Cidade Brasileira para se investir em negócio e a 2ª melhor de Santa Catarina, com a vinda de empresas,  Itajaí aumenta o número de carteiras de trabalho assinadas. Fechou o ano passado com um saldo positivo de 4.964 empregos. Foi o segundo município que mais gerou empregos no estado. “Em 2014, uma série de fatores contribuíram para o desempenho na geração de emprego: diversidade e equilíbrio das atividades nos setores de prestação de serviços, indústria e comércio; capacidade de qualificação da mão de obra - temos a maior universidade comunitária do estado; legislação municipal que trata de incentivos e estímulos fiscais e econômicos; e é claro a posição logística estratégica do município”, explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Osman Freire.

Para os itajaienses que estão à procura de emprego, e para as empresas que estão em busca de colaboradores, a Prefeitura de Itajaí oferece o Balcão de Empregos. O serviço faz uma pré-entrevista com os candidatos à vaga de trabalho e encaminha para as empresas aqueles que se encaixarem com o perfil da vaga. Em 2014, o Balcão de Empregos contabilizou mais de 59 mil encaminhamentos. E, em 2015, somente em janeiro e fevereiro, já foram mais de cinco mil encaminhamentos. Com base no fechamento das vagas, estima-se que cerca de 70% dos candidatos encaminhados são contratados. Somente esta rede de supermercados abriu 320 vagas de trabalho, onde os salários variam de R$ 800,00 a R$ 2.000,00. “O Balcão de Empregos está nos ajudando muito. Todos os currículos que estamos recebendo são encaminhados por eles, que até nos cederam um espaço para realizarmos as entrevistas. Nossa meta é iniciar as contratações a partir da metade de maio” conta Viviane.

Itajaí também é a quarta maior empregadora na indústria da transformação no Brasil e a maior da região Sul. Em um ano, o setor gerou saldo positivo de 1.743 postos de trabalho. Somente na construção naval, as ofertas de trabalho quadruplicaram. Outro setor que se mantém aquecido é o da construção civil. “Apesar das restrições econômicas previstas para 2015 em todo o cenário nacional, em Itajaí a construção civil se manteve. Logo, toda a economia fora beneficiada”, explica o diretor de Apoio ao Pequeno Empreendedor e Economia Solidária, Arquimedes Dauer Júnior.

Seguindo os segmentos em expansão em Itajaí, as vagas mais divulgadas no Balcão de Empregos são operacionais, tais como: conferente, auxiliar de movimentação, soldador, mecânico, pedreiro, caixa, repositor, auxiliar de produção, serviços gerais, separador, etc. O Balcão de Empregos divulga o perfil exigido pela empresa, que na maioria das vezes requer nível médio em relação à escolaridade, estabilidade em empregos anteriores e prefere que os candidatos residam próximos à empresa ou que tenham condução própria. Além do comprometimento, disponibilidade de horário, bom relacionamento interpessoal e vontade de aprender. O candidato que mais atende ao perfil exigido pela empresa é encaminhado para o contratante, para a entrevista e para que assim, haja mais chance de ser contratado.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS