sexta, 29 de março de 2024
Geral
23/04/2015 | 12:34

Centro de Novos Tratamentos Itajaí está com estudos clínicos para pacientes com diagnóstico de Lúpus

A partir desse mês de abril, um novo protocolo será oferecido, com outro tipo de medicação, mas a atuação é praticamente a mesma no organismo: melhorar a forma de ação do medicamento no corpo e ter menos efeitos colaterais, agindo de maneira mais pontual no sistema imunológico do paciente. Entre os critérios para participar, o paciente deve ter mais de 18 anos e a confirmação da doença.

          O lúpus é uma doença rara e de caráter autoimune. A médica reumatologista, Luciana Fornari, explica que “ Todos nós possuímos um sistema de defesa no nosso corpo e ele está lá para combater infecções. Esse sistema de defesa é o sistema imunológico. Mas, nas doenças autoimunes, esse sistema acaba se voltando contra o nosso corpo e entende que os órgãos do nosso corpo são uma ameaça externa”.

           Estima-se que de cada duas mil pessoas, uma terá o diagnóstico positivo e a maior incidência ocorre em mulheres, com idade entre 20 e 45. A médica Luciana explicou que esta é uma doença bem complexa e multifatorial, ou seja, não tem uma causa específica. “Hoje, conhecemos algumas predisposições, como genética, causas hormonais como, por exemplo, pessoas com exposição ao estrogênio, com uso de anticoncepcionais e  exposição a infecções”, explicou a médica. 

            As manifestações no organismo podem ocorrer de muitas formas, e muitas vezes são confundidas com outras doenças, por conta da febre, fraqueza, perda de peso e gânglios pelo corpo( ínguas). Mas, segundo a especialista, as mais comuns ainda são lesões cutâneas, como a conhecida rash malar ou asa de borboleta, ou seja, aquela mancha vermelha formada no dorso do nariz e nas bochechas, ou ainda machas avermelhadas em locais expostos ao sol e as dores  articulares. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS