quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/04/2015 | 14:40

Projeto visa estimular autonomia da mulher agricultora

Mudar as práticas agrícolas convencionais e pensar em formas inovadoras que utilizam recursos naturais de forma sustentável. Esse é um dos objetivos da parceria firmada entre a Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Univali através do projeto de extensão “Educação para a transformação: meio ambiente, saúde e gênero”.

O público alvo são mulheres agricultoras. A meta é estimular a autonomia das agricultoras frente às questões ambientais e de saúde, e através de informação garantir a mudança de paradigmas. Hoje as mulheres agricultoras se expõem diretamente aos agrotóxicos e ainda por falta de conhecimento contaminam os solos, atmosfera, alimentos, águas superficiais e lençóis freáticos e toda a biodiversidade. A educação para a transformação é imprescindível para que ações de promoção da saúde, Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), prevenção e controle dos riscos à saúde humana ocorram.

Na agricultura familiar as mulheres agricultoras poderão ser multiplicadoras na disseminação de informação e conhecimento sobre meio ambiente, saúde e relações de gênero. Em Itajaí a agricultura familiar é predominante. A produção vai desde as grandes propriedades de arroz irrigado até os pequenos produtores de hortaliças. Em média, 400 famílias estão envolvidas com agricultura familiar.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS