sexta, 29 de março de 2024
Geral
07/04/2015 | 12:27

Wencesslauw abre Exposição de Gravuras comemorativas à Regata na Biblioteca da Univali

Com pés ancorados à terra e olhos atentos ao mar, o artista plástico Wencesslauw abre na próxima quarta-feira (08/04), às 18h30min, uma Exposição inspirada na Regata Volvo Ocean Race - VOR, na Biblioteca Central Comunitária da Univali – Campus Itajaí. Dez obras inspiradas na 11ª edição da Regata Volvo Ocean Race, quando Itajaí recebeu pela primeira vez o evento em 2012, e uma obra criada em homenagem a 12ª edição da VOR, integram a exposição.

Os tetrápodes (pés de galinha), já são uma marca registrada na obra do artista e remetem aos molhes da Barra do Itajaí-Açu, à sua cidade natal, local que o artista escolheu para ancorar o seu trabalho, e única parada da Regata na América Latina. Junta-se a isso, a vela, que lembra uma folha de bananeira e permeia de brasilidade o contexto, e tendo o céu e o mar como pano de fundo, o trabalho de Wencesslauw fala da cidade, da cultura, da arte e da importância de Itajaí.

“Busquei através de uma técnica antiga, responder à lógica da sociedade contemporânea, onde tudo se reproduz de forma imediata. A Gravura possibilita que um maior número de pessoas possam adquirir uma obra de arte, sem perder de vista a qualidade e autenticidade”, defende Wencesslauw. Cada obra possui uma série de 100 gravuras, numeradas e assinadas pelo artista.

As obras que compõem a Exposição foram doadas pelo artista para o Acervo da Univali. A coletânea ficará exposta à visitação pública em Itajaí até julho e a partir do segundo semestre entra em itinerância pelos demais campi da Universidade. Durante a Itajaí Stopover, que acontece de 3 a 19 de abril, na Vila da Regata, no Centreventos, as gravuras da obra criada em 2015, estarão à venda no estande da Univali. Parte do valor auferido com as vendas será revertido para o Hospital Universitário Pequeno Anjo.

“O tema de pesquisa que o artista Wencesslauw vem desenvolvendo está ancorado nesta regata, fazendo alusão as cores que compõem as bandeiras do Brasil, da Espanha, de Alicante, de Santa Catarina e de Itajaí, esta seleção de cores é direcionada para trabalhos em telas. Já para uma série de gravuras na técnica de serigrafia as obras exploram, de uma maneira muito didática, o círculo cromático, trazendo combinações das cores primárias e das harmonias análogas e complementares”, explica Mara Bueno, curadora e mestre em arte e cultura.

A Gravura é uma forma de arte onde a imagem é obtida a partir da criação de uma matriz. A partir desta obra, o artista transfere a imagem para outro tipo de base, como papel ou tecido. A superfície ou material sobre a qual a criação é gravada, determina a técnica utilizada. Entre as mais conhecidas estão a xilogravura (gravação em madeira), calcogravura (em metal), litogravura (em pedra calcárea), e a serigrafia (em tela).

João Wenceslau Ricardo Neto (Wencesslauw), nasceu em 1957 na cidade de Itajaí/SC. Artista Plástico, Gráfico, Desenhista, Gravador, Pintor, trabalha com instalações, objetos e técnica mista, participou de mais de 50 Exposições Coletivas e mais de 17 Exposições Individuais. Em Salões, obteve sete premiações, além de um Destaque em Gravura, Convite Especial e Menção. Citado no Indicador Catarinense das Artes Plásticas, seus trabalhos já ultrapassaram fronteiras para a Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, Mercosul, Portugal, Itália e Índia.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS