sexta, 19 de abril de 2024
Geral
10/03/2015 | 11:00

Volvo Ocean Race: Itajaí Stopover tem programação definida

Itajaí já começou a contagem regressiva para receber pela segunda vez a maior regata de volta ao mundo. De 04 a 19 de abril, velejadores e amantes do mundo da vela estarão na cidade, durante a Volvo Ocean Race. Neste ano, a meta é ultrapassar 350 mil visitantes. E, para atingir esse público, as atividades da Vila da Regata serão um evento à parte. São dezenas de atrações culturais, feira de negócios, brinquedos, simuladores, visitações e palestras. Tudo gratuito.

 

Neste ano, a Itajaí Stopover vai ter uma estrutura ainda maior do que a usada na primeira edição. A principal novidade será o globo interativo. Nele o visitante poderá experimentar um pouco da rotina dos velejadores em terra-firme. O globo é uma cúpula de ferro que cobre um espaço proporcional a uma quadra esportiva. Lá dentro, funcionarão painéis digitais com vídeos enviados pelas equipes durante a prova, depoimentos dos atletas e curiosidades sobre o esporte. “A proposta é que as pessoas tenham um maior contato com o meio náutico e conheçam a rotina da competição”, o presidente do Comitê Central Organizador da Stopover Itajaí, Alexandre Antônio dos Santos.

 

Todo o complexo montado na Vila da Regata de Alicante (Espanha), onde aconteceu a largada da competição, será trazido para Itajaí. É a primeira vez que a organização da Volvo Ocean Race faz essa parceria com as Stopovers e torna itinerante toda a estrutura da Vila da Regata espanhola. “Tudo o que o público já conhece, e aprovou nos eventos anteriores, teremos novamente em 2015: festival gastronômico, shows de artistas da região, pista de skate, Planetário e a Marejópolis”, adianta Alexandre.

 

Além de dezenas de atrações culturais totalmente gratuitas, haverá atividades para todos os gostos, a começar pelo paladar, com o festival gastronômico, que trará os principais pratos dos países por onde a competição passará com preços populares. Para quem deseja aproveitar o local para fazer negócios, uma mega feira multissetorial ocupará cinco mil metros quadrados do Centreventos de Itajaí. Durante a semana, as atividades começam às 14h e vão até às 23h. Já nos finais de semana, os portões da Vila da Regata se abrem mais cedo, às 10h. O visitante pode conferir a agenda diária no site itajaistopover.com.br/programacao.

 

Em 2012, o nível de satisfação de quem passou pela Vila da Regata foi de 9,16 em uma escala de 1 a 10, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa de consultoria britânica Price Waterhouse Coopers (PwC). Para 2015, além de manter o alto nível de atendimento ao público, a organização da Itajaí Stopover pretende bater um novo recorde: atingir 350 mil pessoas durante 17 dias de evento.

 

 Artistas locais embalam o público

 

A programação cultural da Itajaí Stopover será marcada pela diversidade, com um espaço democrático que receberá artistas desde ritmos como o rock até a MPB, além das apresentações folclóricas, de dança, capoeira e teatro. A característica incomum das animações culturais de 2015 é que as apresentações abrem espaço para a valorização de artistas catarinenses, sobre tudo os de Itajaí.

 

Temperos de oito países em um só lugar

 

A culinária de França, Portugal, Espanha, Brasil, Emirados Árabes, China, Estados Unidos e Nova Zelândia prometem fazer com que o visitante viaje no mundo dos sabores. Nesta edição, haverá duas praças de alimentação, cada uma com quatro opções gastronômicas. Nas opções do cardápio “finger food”, estarão pratos que variam entre R$ 2,50 e R$ 30. Além disso, haverá o Restaurante Intencional na o píer, uma Cafeteria no interior do Centreventos, um Bar no terraço de frente para a Vila da Regata e carrinhos de sorvete, açaí, pipoca e churros.

 

A novidade de 2015 para a praça de alimentação é que os pontos de vendas de tickets atuarão de forma integrada em toda a Vila da Regata. Por esse sistema, será possível mensurar o consumo de produtos e detectar quais pontos estão com maior demanda no atendimento, possibilitando que caixas extras sejam abertos nos horários de pico para que não haja longas filas.

 

 

Feira náutica e de negócios

 

Cerca de 5 mil metros quadrados do Centreventos serão reservados para negócios. A grande novidade de 2015 é que, além da ampliação da gama de setores e do espaço destinado à feira, o setor náutico será o de maior destaque, no World Business Show. Ao todo, 14 empresas do pólo náutico catarinense vinculadas ao SEBRAE-SC irão expor 18 embarcações em uma área de 900 metros quadrados – em 2012, eram apenas duas lanchas na Vila da Regata. Além disso, outras empresas do setor trarão Jet skis e insumos náuticos para divulgar e comercializar seus produtos.

 

 A feira multissetorial também abrigará 10 expositores de empresas do ramo da construção civil e outros 20 de comércio em geral, principalmente voltados à moda (roupas e bijuterias).

 

 Em paralelo ao World Business Show, durante todos os dias do evento, o Centreventos também sediará a feira de artesanato. No espaço, além da venda de produtos, haverá oficina de artesanato para a comunidade. As atividades no Centreventos funcionarão durante todos os dias do evento, nos mesmos horários de abertura e fechamento da Vila da Regata.

 

Espaço reservado à imprensa

 

Jornalistas e profissionais de comunicação credenciados para trabalhar na cobertura da Itajaí Stopover durante a Volvo Ocean Race 2014-2015 terão acesso ao Media Center. No local, os profissionais de imprensa terão acesso à internet em alta velocidade para o envio de conteúdo e poderão monitorar em tempo real todas as atividades da Vila da Regata por meio de um telão.

 

Em 2012, Itajaí recebeu 50 jornalistas de 12 diferentes nacionalidades, que reportaram as notícias da cidade para mais de 100 países. Estes profissionais usaram a estrutura de imprensa montada anexa ao Centreventos para enviar todos os detalhes da única parada da América Latina a diferentes empresas de comunicação de todo o mundo. Entre elas, para o maior conglomerado de agências de notícias, do qual fazem parte a canadense Reuters, a espanhola EFE e a francesa Agence France-Presse.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS