quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/03/2015 | 10:12

Hospital Unimed Litoral é sentinela para notificação e manejo de casos suspeitos de dengue

O Hospital Unimed Litoral foi eleito pela Vigilância Epidemiológica como Hospital Sentinela para manejo e notificação de casos de suspeita de dengue. “Somos referência para receber os casos de dengue e notificar a Vigilância tanto em casos suspeitos, quantos os confirmados”, explica a médico infectologista Dr. Ricardo Dimas Zimmermann.

Conforme dados epidemiológicos, o número de focos do mosquito tem aumentado progressivamente nos últimos anos em Santa Catarina. Os primeiro caso notificado de dengue autóctone no estado foi em 2012, sendo que a partir de dezembro de 2014 alguns municípios tem apresentado um grande número de casos, como por exemplo Itajaí (mais de 60 casos confirmados). Até a presente data, não há nenhum caso autóctone confirmado em Balneário Camboriú.

A dengue é transmitida pela picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti, sendo que este tem como característica hábitos diurnos. Os principais criadouros são recipientes de águas domiciliares e peridomiciliares (pneus, latas, garrafas, pratos com vasos, caixas dagua sem tampas, calhas, bromélias, etc). Desta forma, a principal estratégia de prevenção é a eliminação destes reservatórios. Cada cidadão deve diariamente checar em sua casa e em terrenos baldios próximos a sua casa em relação a presença de água acumulada em recipientes e plantas.

O caso suspeito de dengue é todo paciente com quadro de até 7 dias de febre associada a pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular, dor nas articulações, cansaço, manchas pelo corpo, sangramentos. Desta forma, a dengue pode ser facilmente confundida com qualquer outro quadro de virose. Pessoas com estes sintomas devem procurar assistência médica para avaliação clínica, coleta de hemograma, coleta de exame específico para o diagnóstico da dengue, assim como notificação de caso suspeito, independente do tempo de sintomas.

Pessoas com caso suspeito de dengue devem ser orientadas em relação aos sinais de alarme para possível evolução para as formas graves da doença: dor abdominal intensa, náuseas e vômitos frequentes, pressão baixa, hemorragias, sonolência, falta de ar, sensação de desmaio, queda repentina da temperatura. Na presença destes sinais/sintomas a pessoa com suspeita de dengue deve procurar o hospital para avaliar junto ao médico a necessidade de internação hospitalar.

O Ministério da Saúde classifica os casos de dengue conforme a presença de sinais e sintomas de gravidade. A partir desta avaliação clínica e laboratorial o médico avalia se há a necessidade de internação ou se o paciente será acompanhado ambulatorialmente. É importante frisar que os sinais e sintomas podem piorar após o período de diminuição da febre, entre o quarto e sétimo dia. Nestes casos, a avaliação médica é essencial para um tratamento adequado e precoce. O tratamento é sintomático, através de hidratação (grande ingestão de líquidos) e medicamentos para dor e febre. Está contra-indicado o uso de AAS ou qualquer anti-inflamatório, pelo risco de complicações hemorrágicas. Em casos graves, a hidratação deve ser vigorosa e através de soroterapia na veia, em ambiente hospitalar.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS