quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/03/2015 | 09:12

Encerrada a greve dos caminhoneiros em Itajaí e Navegantes

Após um dia inteiro de discussões entre representantes de transportadoras, motoristas autônomos, representantes de terminais portuários e Autoridade Portuária, ficou definida o término da paralisação nos dois municípios, conforme ata de reunião realizada nesta terça-feira.

 

 

ATA DA REUNIÃO ENTRE A SUPERINTENDÊNCIA DO PORTO DE ITAJAÍ E OS REPRESENTANTES DAS EMPRESAS TRANSPORTADORAS E SINDICATO DE TRANSPORTADORES AUTÔNOMOS

 

No dia 03 de março de 2015 a partir das 16 horas, nas dependências da Superintendência do Porto de Itajaí, realizou-se reunião entre os Representantes das Empresas Transportadores, Sindicato de Transportadores Autônomos e terminais portuários, conforme lista de presença em anexo.

Conforme acordado na reunião realizada na parte da manhã, para definir se a proposta encaminhada aos trabalhadores seria aceita para cessar o movimento dos motoristas, foi agendada a reunião da qual segue a referida ata:

As lideranças do movimento de Itajaí aceitaram a proposta de preço sugerida, com aumento de 15% (quinze por cento), imediato,  para o frete interno, conforme o preço praticado pelas transportadoras para o frete realizado dentro do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, podendo ser aumentada em  10 % (dez por cento) em prazo razoável, que se estima de 30 (trinta) dias, a partir de negociação que iniciar-se-á em 10 de março do corrente ano, com  a formação de uma comissão e o estabelecimento das condições,  para que se atinja um valor justo para os serviços e tabelas de preços.

A proposta aceita pela categoria prevê ainda o reajuste em 10% (dez por cento), imediato, para o frete externo (intermunicipal e interestadual), conforme a tabela de preços atual praticada pelas transportadoras.

A partir de ter aceitado a proposta, os motoristas de Itajaí se comprometeram a retornar imediatamente ao trabalho, com a liberação das operações a partir das 20 horas de hoje.

No entanto, como o representante da categoria do Município de Navegantes informou que não foi aceita a proposta apresentada, o transporte de contêineres vazios em Navegantes não voltará durante 24 horas, período em que os representantes da categoria em Navegantes irão se reunir e, caso não se chegue a um acordo, todos voltarão ao movimento, paralisando novamente os trabalhos.

Já a movimentação de contêineres cheios em Navegantes estará liberada pelo prazo de 24 horas. Também ficou acordado que, neste processo negocial, não será tomada nenhuma medida para o cumprimento das liminares. A retomada das operações ficou acertada para as 20 horas desta terça-feira, dia 03 (três) de março do ano de 2015 (dois mil e quinze).

Ficou ainda acordado que serão liberados todos os motoristas/caminhões bloqueados dentro dos terminais portuários de Itajaí e Navegantes até a data de hoje, a partir do horário acima citado.

Também foi solicitado às partes envolvidas a indicação de cinco membros para se montar um grupo de trabalho para encaminhar as negociações, em busca de uma solução final para o impasse.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS