sexta, 29 de março de 2024
20/02/2015 | 08:25

Dengue: Bateiras com água parada na Beira Rio são ignoradas pela prefeitura


Na manhã de quinta-feira (19) o Jornal dos Bairros fez um vídeo de uma das bateiras que apresenta focos do mosquito Aedes Aegypti. Mas existem muitas outras bateiras com água parada e a não ser que as autoridades tomem providências, todos que moram próximos ou circulam pela Beira-Rio estarão convivendo com o "inimigo" todos os dias.

 

Na semana passada o Jornal dos Bairros mostrou bateiras que estão fora d’água na beira rio, em uma região próxima à Associação Náutica de Itajaí (ANI) e que tem preocupado a população. O motivo é que a água parada se torna propícia para a proliferação do mosquito Aedes Agypti, que transmite o vírus da dengue. O último boletim da Prefeitura de Itajaí aponta que subiu para 106 o número de pessoas infectadas com a doença, sendo a maioria dos casos são autóctones, ou seja, transmitidos dentro da própria cidade.

Infelizmente a região da beira rio não está recebendo a atenção da prefeitura, porque praticamente não há denúncias na região, que possui poucos terrenos baldios. A pouca ocorrência de casos de dengue na região também faz com a vigilância epidemiológica descarte a região como rota de risco de proliferação do mosquito. O médico infectologista e professor da Univali, Pablo Sebastian, no entanto, afirma que o poder público pode estar negligenciando uma possibilidade importante.

“Se me dizem que tem um barco parado que está retendo água da chuva, isso pode servir para o mosquito da dengue se proliferar sim. E penso que a Vigilância Epidemiológica deveria verificar o local, ainda mais na situação de emergência que o município se encontra. Todo cuidado é pouco”, sugere o especialista.  

Segundo informações da Defesa Civil, até quinta-feira (19) nenhuma denúncia sobre as bateiras havia sido feita.

Desde o dia 31 de janeiro, a Defesa Civil está recebendo as denúncias da população. Todos os casos são avaliados pelos agentes, que eliminam os focos e orientam a população. Em caso dos terrenos baldios com entulhos, são repassados aos fiscais da Secretaria de Urbanismo para vistorias e aplicação de multas.

As denúncias podem ser feitas pessoalmente, na sede da Defesa Civil, ou por telefone, através do 3341-6199 ou 199, 24 horas por dia.

 

Dengue

 

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos), e manchas vermelhas na pele.

Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.

 

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti

 

Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda

 

Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo

 

Mantenha lixeiras tampadas

 

Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem nenhuma abertura, principalmente as caixas d’água

 

Plantas como Bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água

 

Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana

 

Mantenha ralos fechados e desentupidos

 

Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana

 

Retire a água acumulada em lajes

 

Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados

 

Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário

 

Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS