quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/01/2015 | 20:31

7 dicas para começar o ano e obter sucesso

 

Com certeza, ao final do ano que se passou você refletiu sobre sua vida, sobre o que conquistou o que perdeu o que evitaria e o que poderia ter feito, dito ou vivido. Em seguida, realizou promessas para que no ano que se inicia, faria tudo diferente. Prometeu voltar a estudar passar mais tempo com os filhos, ser um pai ou mãe melhor, ser mais focado em seu trabalho, começar um regime, fazer exercícios e tantas outras promessas para mudanças de vida. Com certeza esta reflexão é importante para sua conscientização e assim obter um maior foco para a realização de seus novos objetivos.

Mas se você deixou de refletir a fundo e observar que de repente, no ano anterior, fez as mesmas reflexões, as mesmas promessas e continuou da mesma forma, há uma imensa possibilidade de que tudo aconteça novamente, afinal, se realiza as mesmas coisas sempre obterá os mesmos resultados. E mais importante: não faça “promessas”, mas sim defina objetivos e metas.

Objetivo é algo que você deseja e meta é a forma de mensurar se seu objetivo foi atingido. Por exemplo, seu objetivo é perder peso e sua meta é 5 quilos em 6 meses. Temos então os indicadores que vão mensurar se seu objetivo foi atingido. Se seu objetivo é ser promovido, digamos em 12 meses (meta), deve então entender quais são as habilidades e competências necessárias para isso, o que será necessário ser feito e se há real possibilidade de você obter esta promoção, dentro deste prazo, caso desenvolva estas habilidades e competências identificadas.

Talvez você tenha identificado que possui então vários objetivos, totalmente distintos, porém não quer abrir mão deles e deseja realizá-los custe o que custar. Ótimo, não há problemas. No entanto, defina prioridades.

1.       De 0% a 100% quanto você realmente está engajado em realizar estes objetivos e quando deseja iniciar fazer seu planejamento?

2.       Qual é o objetivo mais importante para você? E o segundo, terceiro ...

3.       Algum destes objetivos depende de outro objetivo para ser realizado?

4.       Qual objetivo você terá maior facilidade e quais terá maior dificuldade para realizar?

5.       Quanto tempo você precisará para realizar cada um destes objetivos individualmente se fosse focar todos seus esforços exclusivamente a eles?

6.       Todos estes objetivos dependem exclusivamente de você ou precisam de mais alguém direta e indiretamente?

7.       Quais são os passos necessários para realizá-los?

Estas 7 questões são básicas e iniciais para que você tenha um melhor direcionamento e foco para realizar seus objetivos. Lembre-se que seu sucesso não depende de sua sorte mas sim de suas decisões, planejamento e atitudes.

Deverá tomar decisões mais rápidas para saber onde realmente deseja chegar mas principalmente ter atitude para agir em direção da mudança almejada. Uma decisão nem sempre é fácil ser tomada, porém a ausência dela pode atrasar todo o progresso de uma pessoa, uma empresa ou uma nação.

Se tomar decisões rápidas, aprende mais rapidamente e corrigirá mais rapidamente eventuais erros. Não tenha medo de errar. O medo faz parte de nosso estado emocional, pois expomos a insegurança pelo desconhecido. E se errar? E se não der certo? Esta crença limitante estará sempre presente em seus novos objetivos, porém, condicionando-se a situação inversa positivamente como “como me sentirei quando isto der certo?” ou “depois que conseguir isto, qual será meu próximo objetivo?” com certeza terá maior chance de sucesso uma vez que está se preparando para vencer e não para perder.

Vencer e ser feliz são sim uma questão de escolha e atitude. Depende da forma com a qual entende o mundo ao seu redor e como vai agir para ter sucesso nele. Aprenda a viver no mundo como ele é e não como você gostaria que ele fosse. Reconhecendo o mundo real existente, você entenderá quais objetivos seus são reais e como poderá atingi-los.

Então, foque seu planejamento e sucesso! Seja feliz!

 

Wagner Campos é Business, Executive e Positive Coach com certificação internacional e pelo BCI – Behavioral Coaching Institute. É palestrante motivacional, treinador e consultor organizacional, sendo um especialista em Marketing, com representativa atuação em Vendas, Liderança e Desenvolvimento Humano. Suas palestras foram assistidas por mais de 100.000 pessoas por todo o país e seus artigos apreciados por mais de 5 milhões de leitores. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS