sexta, 29 de março de 2024
Geral
11/12/2014 | 15:56

Volvo Ocean Race: Última cartada para os barcos na segunda etapa

A segunda perna da Volvo Ocean Race está próxima do fim! Assim como na etapa de abertura, os barcos devem chegar em Abu Dhabi quase juntos, depois de mais de 9 mil quilômetros subindo o Oceano Índico desde a África do Sul. E o final de prova promete ser bastante intenso, principalmente na passagem pelo estreito de Ormuz, com um dos maiores tráfegos marítimos do mundo. Além disso, os ventos são difíceis de prever. "Essa regata nos transforma em gladiadores romanos. Para ganhar a liberdade é preciso enfrentar os leões", contou o holandês Bouwe Bekking, comandante do Team Brunel, que lidera a etapa.

Na disputa pelo primeiro lugar estão: Team Brunel (Holanda), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e Dongfeng (China). Diferença entre eles não chega a 10 quilômetros. O resultado final da etapa, que começou em 19 de novembro, deve ser conhecido nas próximas 48 horas. Milhas atrás estão, nessa ordem, Team Alvimedica (Turquia/EUA), MAPFRE (Espanha) e Team SCA (Suécia).

A perna é uma das mais movimentadas da história da Volta ao Mundo. Os primeiros dias foram registrados ventos acima da média, na casa de 80 km/h. Depois, a calmaria equatorial e o acidente com o Team Vestas Wind, que ficou encalhado em um banco de areia do Índico. Sem contar as zonas de proibição de navegação para evitar ações piratas. Pela segunda vez na sua história, a Volvo Ocean Race faz o percurso para o Oriente Médio saindo da África.

Nesta quinta-feira (11), a flotilha passa pela costa de Omã, no Mar Árabe, e com ventos moderados.

A bordo do Abu Dhabi está o único árabe na Volvo Ocean Race: Adil Khalid. O velejador não vê a hora de chegar à sua terra natal e continuar a inspirar jovens de seu país a praticar a vela oceânica. "Se você tem um sonho, precisa trabalhar para alcançar. Nunca desista de seus objetivos".


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS