quinta, 28 de março de 2024
09/12/2014 | 09:57

Turismo e sustentabilidade

Somos já 7 bilhões de habitantes. Mantido o atual ritmo de crescimento da população mundial, seremos mais de 9 bilhões em 2050! E o que é pior: 95% habitarão em cidades! E cerca de cinquenta delas serão megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes, cada uma!

               

Como alimentar tanta gente sem destruir o que resta das florestas? Como acionar os motores; iluminar as casas, as fábricas e os escritórios sem o atual consumo de energia?

               

São desafios que reclamam, como nunca, a capacidade criativa do homem. Vai ser preciso plantar e colher o dobro nas mesmas áreas agricultáveis. Vai ser necessário dobrar a criação de animais em iguais hectares de pastagem. Vai ser indispensável duplicar a produtividade, e substituir o consumo de energia fóssil por biocombustíveis e biomassas. Vai ser indispensável aumentar o uso de torres eólicas; da captação de luz solar e de novos sistemas energéticos, como a força das marés.

               

Escassa e finita a água doce, ter-se-á que produzi-la pela dessalinização das águas oceânicas, reduzindo-se o seu alto custo de produção.

               

Por outro lado, continuará aumentando significativamente a expectativa de vida e  reduzindo, progressivamente, a jornada de trabalho, o que significa a explosão do número de pessoas com tempo livre.

               

Na década de 1950, os brasileiros morriam, em média, aos 40 anos de idade. Hoje, a longevidade nacional já vai se aproximando dos 75 anos (em Santa Catarina, dos 80!). A geração nascida nesta década vai viver, seguramente, perto dos cem anos! Como oferecer uma vida sustentável, de qualidade, para toda essa gente?

 

Há muitas trilhas a seguir, mas o turismo é o caminho mais seguro. Embasado na micro e pequena empresa, emprega mais gente, com renda mais alta e relação muito menos conflituosa. É uma atividade limpa, não poluente. Eleva os padrões de vida, de educação, de saúde, de cultura, de conhecimento, de lazer, de esporte e preparo físico.

               

Entre 1970 e 2000, o turismo mundial cresceu 4,6%, e o Produto Interno Bruto do planeta, 3,6%.

               

Em 2009, o turismo representou 30% das exportações de serviços, e 6% de tudo o que se  exportou no mundo. É o quarto exportador, atrás, apenas, dos combustíveis, dos produtos químicos e dos veículos motorizados!

               

De 1950 até  2013, saltamos de 25 milhões para um bilhão de turistas!

               

É uma atividade abrangente, multiforme, que se expressa nos eventos culturais, educacionais, religiosos, gastronômicos, ambientais, esportivos. É contemplativo. Exalta a natureza nos parques, nas pousadas, nos hotéis fazendas. Faz negócios, nas feiras e exposições. Promove o debate científico, nos congressos e simpósios. Estimula o lazer nos espetáculos de música, canto, dança, teatro, ópera, opereta, e nas competições esportivas. Exalta a história na arquitetura,  nos museus, nas galerias, nas ruínas e relíquias, que expressam a evolução da humanidade. Melhora os hábitos alimentares, com o intercâmbio gastronômico.

               

O turismo realiza, como nos ensina Domenico De Masi, o aprimoramento da humanidade, com a escalada do “’ócio criativo”. Nenhuma outra alternativa será tão importante para vencer os problemas que vão sendo, dia a dia, agravados por essa população prolífera e matusalênica!


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS