quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/11/2014 | 08:30

Itajaí é campeã-geral da 54ª edição dos Jogos Abertos

O que já era um enorme favoritismo se transformou em certeza no domingo (23), antepenúltimo dia da 54ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Com mais dois troféus, ambos conquistados no Triathlon, Itajaí é, matematicamente campeã-geral da competição, já que os 146 pontos de vantagem para Blumenau, segunda colocada, são maiores do que a soma de tudo que ainda estará em disputa até terça-feira (25), quando se encerram as disputas.

Itajaí passa a ser apenas a quarta cidade a ter, na sala de troféus, um troféu de campeã-geral dos Jogos Abertos: até hoje só Blumenau (40 títulos), Florianópolis (8) e Joinville (4) tinham. Desde a quarta edição dos JASC, em 1963, que as três maiores cidades do Estado se revezam no topo sem um campeão inédito. Depois de dois vice-campeonatos (2012 e 2013), o trabalho que começou a ser feito em 2011, e que tinha como objetivo o título em casa em 2014, chegou lá. 

Só que se engana quem pensa que os anfitriões já entraram em clima de festa. Nem a certeza dos números fez mudar feições e discursos na CCO e nos locais de competições. Comemoração, mesmo, só na terça-feira, após o encerramento das últimas modalidades e a entrega oficial do troféu. 

A cidade-sede fechou o domingo com 309 pontos e 19 troféus, quatro deles entregues no dia (na ginástica artística e no triathlon, ambos no masculino e feminino). Blumenau, que faturou o basquete masculino, somou 163, e Florianópolis, com conquista no remo, fecha o pódio em terceiro, com 135.

Título veio no triathlon

A materialização da conquista histórica dos itajaienses começou logo cedo, nas provas de triathlon na Praia de Cabeçudas. No geral masculino, a 2ª colocação ficou com Balneário Camboriú, e a 3ª com São Bento do Sul. No feminino, o 2º lugar foi para Criciúma e o 3º para Florianópolis. 

O prova masculina teve como campeão o triatleta Luiz Francisco de Paiva Ferreira, da equipe de Balneário Camboriú, que completou a prova em 1h05m21s. Chicão, como é conhecido, liderou todas as etapas da competição, sendo que foi o primeiro a sair da água, e ainda completou a prova de ciclismo com folga de 1m40 antes do 1º pelotão. A prata ficou com o atleta olímpico Diogo Sclebin, da equipe de Itajaí, e o bronze com Fernando Lunardelli Toldi, de São Bento do Sul.

Segundo Chicão, que foi prata nos Jogos Abertos de 2011 e bronze em 2012, o dia colaborou para que ele tivesse uma prova perfeita. “Como tenho uma natação forte, usei a estratégia de ganhar vantagem na água, e isso deu muito certo. Consegui manter essa vantagem durante toda a prova.”, disse.

Na prova feminina, as meninas de Itajaí levaram todas as medalhas. O ouro ficou com a veterana no Triathlon, Gisele Bertucci que completou a prova com 1h12m58s, a prata com Bruna Saglietti Mahn, e o bronze com a atleta Vanessa Gianinni.

Triatleta há 21 anos, Gisele, que tem 34, pensa que o formato da competição dos Jogos Abertos de Santa Catarina deveria servir de modelo para as demais competições do país. Nos Jasc, os atletas pontuam por equipe, diferente das demais provas da modalidade, onde existe apenas a pontuação individual. “Isso é muito bom, porque dá a possibilidade de trabalharmos em equipe e aproveitar o potencial de cada atleta. Hoje, por exemplo, formamos estratégias que resultaram na vitória de três atletas de nossa equipe. Eu tenho um nado mais forte, então puxei a frente para as meninas, a Bruna tem o ciclismo mais forte, então conseguimos nos manter no vácuo dela”, disse.

O triatleta olímpico Diogo Sclebin, que foi ouro nas duas últimas edições dos Jasc, completou dizendo que a competição tem excelente nível técnico. “Ela é um bom parâmetro para o cenário nacional, já que aqui competem os melhores atletas do Triatlhon de todo o país.”, afirmou.

O triathlon, nos Jasc 2014, foi disputado por 44 atletas masculinos, em 11 equipes, e 24 femininos, em 10 equipes. Naida Freitas, a coordenadora da modalidade, ressaltou o Triathlon acontece desde 2011, nos Jogos Abertos de Santa Catarina, e agrega também em número de atletas participantes, já que muitos municípios mandam seus representantes.

 

Festa também na ginástica

Itajaí já havia faturado no sábado (22) os dois troféus por equipe na Ginástica Artística somando 230,200 pontos no masculino, e 136,606 pontos no feminino. As segundas colocações ficaram para Blumenau, que conquistou 227,850 pontos no masculino, e 127,904 no feminino. Em 3º lugar ficaram as equipes de Florianópolis (masculino) e Criciúma (feminino).

O segundo e último dia de competições da ginástica artística nos JASC ampliou também o quadro de medalhas para Itajaí. Nas disputas individuais, realizadas na manhã deste domingo (22), no Centreventos, a anfitriã conquistou seis ouros, seis pratas e seis bronzes. No feminino, os destaques foram Letícia Miranda, com três medalhas de ouro e uma de bronze, consagrando-se como primeira colocada na classificação individual-geral, conquistando o bicampeonato. Em seguida vem Amanda de Lima, com uma medalha de ouro e uma de prata. O terceiro lugar feminino no resultado geral foi Patrícia Santos, de Criciúma, com dois bronzes.

No masculino, Gabriel Dias, de Blumenau, faturou quatro das seis medalhas de ouro na disputa individual em aparelhos – barra, argola, cavalo com alça e paralelas. O 2º e 3º lugar na classificação geral foram conquistados pelos atletas Rodrigo da Silva e Tomas Vitachi Siquei, de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS