quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/10/2014 | 09:19

Itajaí apresenta estrutura para os 54º Jogos Abertos de Santa Catarina

A mais aguardada competição esportiva do estado de Santa Catarina está prestes a começar. E a cidade sede está pronta para protagonizar o evento. Após meses de preparação e muito trabalho, todos os equipamentos esportivos de Itajaí estão prontos. Na noite desta quinta-feira (30), durante solenidade no Auditório do Centreventos, as obras de construção, reforma, ampliação e melhoria dos locais de competição foram oficialmente entregues, além de serem apresentadas também a campanha publicitária dos 54º JASC e os novos uniformes da delegação de Itajaí.

 Desde 2013, a cidade se prepara para fazer história na mais importante competição esportiva catarinense com a reforma de sete espaços e construção outros dois, sendo eles:

- Pista de Atletismo, localizada na Ressacada: recebeu reformada na arquibancada que ganhou nova cobertura. Os vestiários foram reformados e o local recebeu pintura interna e externa. Além disso, a pista recebeu lavação, as grades foram recuperadas e o acesso ao local recebeu pavimentação e calçamento.

- Pista de BMX, atrás da Pista de Atletismo: foi construída sobre um espaço de 370 m², sendo a maior pista do estado de Santa Catarina e segue padrões olímpicos. Também foi construída, uma pista de Cross Country e Downhill, com cinco quilômetros de extensão e um minuto e trinta segundos de descida.

- Cancha de Bocha, situada no Parque Gilmar Graf, comunidade rural da Baía: Local próprio para receber competições em nível nacional, o espaço conta com duas canchas de 24 metros de comprimento por quatro de largura e é uma das melhores canchas do estado.

- Ginásio de Esportes Ivo Silveira, na Fazenda: teve a cobertura trocada, recebeu pintura interna e externa e melhorias na iluminação e reformas nos vestiários e banheiros. O local será palco das competições de voleibol.

- Ginásio Gabriel João Collares, na Vila Operária: recebeu recuperação de parte da cobertura, e reformas no piso, na quadra, nos vestiários e banheiros. Sediará as partidas de futsal.

- Estádio Dulcídio Costa, no São Vicente: foi completamente reformado. O campo ganhou gramado novo e drenagem. Também foram reformados a arquibancada, vestiários, banheiros e o estádio recebeu pintura nova.

- Estádio Municipal IX de Julho, no São Vicente: recebeu reforma em seus dois campos: de areia e de grama. Foram trocadas todas as redes de proteção e instalada nova iluminação totalizando 52.800 watts de potência. Foram realizadas melhorias nos alambrados e portões. Também foi feita pintura dos muros e reforma completa dos vestiários e banheiros.

- Ginásio Porfessor Jucílio de Castro Fernandes, em Cordeiros: recebeu revisão elétrica e hidráulica, pintura interna e externa e pintura na quadra. O ginásio vai ser as competições de futsal.

- Sociedade Cultural e Assistencial Tiradentes: O local que vai sediar as disputas do bolão 16 e 23 recebeu reforma em toda a pista de approach, na pista de jogo e no maquinário. O local ganhou pintura interna e externa.

 A expectativa é que Itajaí receba mais de 4600 atletas de cerca de 80 cidades, neste que deve ser o maior de todos os espetáculos esportivos que a cidade já viveu.

 Para a cidade sede, mais do que sediar este grande evento esportivo, o desafio é ir em busca do título inédito de campeão Geral para o município.

E para todos os atletas catarinenses, participar dos Jogos Abertos é a grande chance de ser reconhecido em sua modalidade e poder representar o Brasil futuramente em competições internacionais.

Os 54º Jogos Abertos de Santa Catarina vão movimentar Itajaí de 15 a 25 de novembro.


Novos uniformes

O município de Itajaí, em parceria com a empresa Gomes da Costa, confeccionou mais de 1000 peças de uniforme para a 54ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Ao todo, a cidade sede terá três modelos de uniforme: um predominando a cor amarela, outro a branca - inspirado no da seleção da Alemanha, Campeã da Copa do Mundo deste ano; e o terceiro modelo tem predominância azul, inspirado no uniforme da Vice-campeã do Mundial, a Argentina.

Cada modalidade de disputa individual recebe um modelo de uniforme. Já os esportes coletivos receberão os três modelos.

Os goleiros do handebol, futebol e futsal, e os líberos do vôlei terão um uniforme especial, em dois modelos, um com a imagem do Bico do Papagaio e outro com a Igreja Matriz estampados na camisa.

Todas as modalidades itajaienses usarão os novos uniformes durante os JASC, à exceção dos esportes de luta, que competem de quimono.

Os novos uniformes foram apresentados por atletas das modalidades de vôlei, basquete, tênis de campo, handebol, atletismo, bolão, xadrez, remo, futsal, futebol e ciclismo.

 


Campanha Publicitária

Também nesta quinta-feira está sendo apresentada a Campanha Publicitária dos 54º Jogos Abertos de Santa Catarina, que foi norteada pelo orgulho e a responsabilidade de Itajaí em receber este grande evento. As peças publicitárias pretendem mostrar para Santa Catarina a força e a capacidade do município em sediar importantes competições, e também despertar na comunidade local o interesse em fazer parte desta festa do esporte catarinense. A campanha tem como slogan: “Itajaí. Uma cidade pronta para receber o JASC”.

 

Homenagens

Alguns dos momentos mais marcantes da solenidade ficaram por conta da apresentação especial de oito atletas da equipe itajaiense de Ginástica Artística Masculina, que efetuaram acrobacias e movimentos de competição que arrancaram aplausos da plateia presente ao Auditório do Centreventos. A equipe de Ginástica Artística é um dos maiores destaques esportivos de Itajaí. Em 2013, se sagrou campeã de todas as competições que disputou, entre elas, os Joguinhos Abertos, a Olesc, os JASC e os Jogos Abertos do Interior Paulista. E nesta semana, um dos componentes da equipe, o ginasta Robert Willian Dutra, foi indicado ao Troféu Guga Kuerten, uma das mais respeitadas premiações esportivas no estado. 

E além de tratar das expectativas da cidade para os JASC 2014, a solenidade também teve um importante momento de valorização da história do esporte de Itajaí, com algumas homenagens especiais. A primeira delas foi ao presidente do Grupo Gomes da Costa, Alberto Encinas, que foi presenteado com uma placa e uma camiseta promocional dos 54º Jogos Abertos, como forma de agradecimento do Município à empresa, apoiadora do esporte local.

A seguir, o homenageado foi o servidor público Cirilo João Santana, o popular Pio, massagista da FMEL há décadas, que em 2014 completa 70 anos de idade e está se aposentando. Ele foi aplaudido de pé pelo público, especialmente pelos atletas das diversas modalidades que compareceram à solenidade.

E, as últimas homenagens da noite foram para três representantes do histórico time de handebol feminino da Associação Desportiva Giorama/Amigos do Handebol de Itajaí, que em 2014 celebra 30 anos de inesquecíveis conquistas para a cidade, como o título Brasileiro Juvenil, o Vice do Brasileiro Adulto e nove títulos consecutivos e mais quatro alternados nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Das mãos do Prefeito Jandir Bellini, foram presenteados com uma camisa retrô que marca as três décadas da Associação, o então patrocinador e grande incentivador do time, Paulo Roberto Sada Graf; o treinador à época, professor Dário Rebelo dos Passos e em nome das atletas, a então capitã, Andréa Maes.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS