sexta, 29 de março de 2024
Geral
29/10/2014 | 08:35

Moradores de Cabeçudas pedem apoio contra a verticalização do bairro

O presidente da Associação de Moradores da praia de Cabeçudas, Zenaldo Feuser, e o diretor técnico da entidade, engenheiro Rodrigo Castanheira Rabelo, utilizaram a tribuna da Câmara de Itajaí na noite de ontem (29) para pedir o apoio dos vereadores contra a verticalização no bairro.
 
Feuser destacou a história do bairro e das lutas da associação. “Cabeçudas hoje preserva velhos traços, tranquilidade e romantismo, graças às antigas construções, a praça virada para a orla e o Carmelo, que é mundialmente conhecido. Acabar com este cenário é acabar com a história do povo de Itajaí”, afirmou.
 
Rabelo informou as dificuldades estruturais do bairro, como acesso, abastecimento de água e luz e os problemas que a construção de apartamentos com subsolo podem causar na região. O engenheiro ressaltou que o pedido era a inaplicabilidade da lei de outorga onerosa para o bairro de Cabeçudas, proibição de construção de subsolos e rebaixamento de lençóis freáticos, estudo de impacto de vizinhança para prédios multifamiliares, cancelamento de alvarás de construção para esses tipos de obra e que novos não sejam emitidos.
 
Resumo da 69ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí
 

Centro Poliesportivo recebe nome de Sacha Dellamora Ferraz

Foi aprovado, em única discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária 246/2014, de autoria do vereador Paulo Manoel Vicente – Paulinho Amândio (PDT). O projeto denomina de Centro Poliesportivo Sacha Dellamora Ferraz, o bem público localizado na Rua Vereador José Carlos Mendonça. O projeto foi aprovado com 18 votos favoráveis e nenhum contrário.
 
Na mesma sessão foi aprovada ainda, em primeira discussão e votação, a Emenda Aditiva 1/2014 ao Projeto de Lei Ordinária 246/2014, também do vereador Paulinho Amândio, que altera o parágrafo único do artigo primeiro.
 
Sacha nasceu em Florianópolis, em 14 de setembro de 1982, e veio para Itajaí aos dois anos. Durante toda vida esteve em contato com os esportes. Jogou futsal e futebol, neste último com medalha nos Jogos Abertos de Santa Catarina, e ainda praticou bodyboard e paddle. Advogado por formação trabalhou como policial civil na Delegacia de Itajaí. Faleceu em 11 de novembro de 2012 vítima de uma parada cardíaca.
 
Requerimentos
 
Vereador pede retirada de telefone público do Cordeiros
Foi aprovado o requerimento 463/2014, de autoria do vereador Antônio Aldo da Silva – Tonho da Grade (PP), para envio de ofício à concessionária de telefonia pública Oi. O vereador solicita a retirada de um telefone público localizado na Rua Romualdo Manoel Fagundes, no bairro Cordeiros. Segundo o vereador, o aparelho atrapalha a passagem de pedestres e impede um morador de construir uma lixeira.
 
Vereador solicita construção de passarela ou túnel na BR-101
Foi aprovado o requerimento 466/2014, de autoria do vereador Rafael Dezideiro (PRP), para envio de ofício à Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) de Santa Catarina. O vereador solicita a implantação de uma passarela ou um túnel na BR-101, próximo ao Km 128.
 
Vereadora pede informações sobre Bilhete Viagem do Idoso
Foi aprovado o requerimento 469/2014, de autoria da vereadora Neusa Geraldi (PMDB), para envio de ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A vereadora questiona se as empresas de transporte rodoviário interestadual estão informando a movimentação mensal de usuários com benefício do bilhete de viagem do idoso e se estão obedecendo às normas legais. A vereadora pergunta, ainda, se existe órgão municipal ou estadual que fiscalize o cumprimento deste benefício.
 
Vereadores rejeitam pedido de reversão de parecer de comissão
Foi rejeitado o requerimento 473/2014, de autoria da vereadora Anna Carolina Martins (PRB), que solicitava a reversão do parecer negativo que a Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final deu ao Projeto de Lei Ordinária 105/2014. O parecer alega que a criação do Programa de Silêncio Urbano (PSIU), pretendido pela vereadora, é inconstitucional por gerar custo ao Executivo Municipal e violar o princípio da separação dos Poderes.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS