quinta, 28 de março de 2024
Geral
28/10/2014 | 15:32

Temperaturas devem se manter acima da média nos próximos três meses

A Epagri/Ciram divulgou nesta terça-feira (28) a previsão climatológica para novembro, dezembro e janeiro. O trimestre terá chuva próxima à média climatológica em Santa Catarina. Em novembro, o volume de chuva mensal diminui em relação aos meses de setembro e outubro, com média mensal de 130 a 180 mm no Estado. Em dezembro e janeiro, a média mensal varia de 140 a 240 mm e a chuva normalmente fica mais frequente a partir da segunda quinzena de dezembro.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados a passagens de frentes frias pelo Litoral Sul do Brasil e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em Santa Catarina, especialmente no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo (chuvas de verão).

As temperaturas devem manter a tendência dos últimos meses, acima da média climatológica no trimestre, ressaltando que a partir de novembro as temperaturas altas ocorrem com maior frequência e por dias consecutivos. Apesar da previsão de temperatura mais elevada, massas de ar frio de fraca intensidade ainda ocasionam ligeira diminuição de temperatura, especialmente no período noturno, com formação de geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul, na primeira quinzena de novembro.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

No mês de setembro e outubro a TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, permaneceu com valores acima da média climatológica em torno de 0,5ºC a 1,5ºC, como mostra as Figuras 1 e 2. Esse aquecimento continua indicando a evolução para a fase quente do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) nos próximos dois meses. Segundo as últimas previsões a intensidade do fenômeno deverá ser fraca.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS