quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/10/2014 | 08:28

Punhobol itajaiense espera fazer bonito nos 54º JASC

O país que brilha com a bola nós pés e é conhecido mundialmente como o país do futebol, também sabe fazer bonito com a bola nas mãos, ou melhor dizendo, nos punhos. Um esporte pouco conhecido e divulgado no Brasil, porém que já rendeu à nação três medalhas de campeão mundial está em crescimento no estado e na cidade.

O punhobol é uma espécie de vôlei praticado com os punhos. Aliás, ele é bem mais antigo do que o vôlei. O faustball ou fistball, outros nomes pelo qual também é conhecido, é praticado desde a Idade Média e o primeiro Campeonato Mundial foi disputado em 1913. A modalidade estará em disputa na 54ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que ocorre em Itajaí entre os dias 15 e 25 de novembro.

O punhobol é disputado por dois times com cinco jogadores cada. Diferente do vôlei, ele é jogado ao ar livre, na grama, e em vez de rede, a quadra é dividida por uma fita que fica a uma altura de dois metros do chão. As equipes têm por objetivo rebater a bola com o punho por cima da fita. No esporte, a bola pode tocar no chão uma vez.

No JASC, o punhobol será disputado em dois sets de 11 pontos e caso nenhuma equipe obtenha diferença de dois pontos, o set será encerrado quando uma das equipes atingir 15 pontos - exceto nas fases semifinal e final, onde as partidas serão disputadas em três sets vencedores. Itajaí não teve equipe participando deste esporte no ano passado, mas neste ano e o município terá uma equipe forte que virá em busca de medalha ao jogar em casa.

O time itajaiense de punhobol conta hoje com cinco atletas da casa, porém e recebeu o reforço de sete jogadores de Novo Hamburgo (RS). Por enquanto, eles estão treinam duas vezes por semana, mas em breve os treinamentos serão diários. A equipe é experiente. O jogador mais velho é José Rubens de Paula, que além de atleta, também é o treinador e começou a competir na modalidade há 46 anos.

Depois de 15 anos sem uma equipe de punhobol, período em que esses jogadores ficaram parados e se dispersaram, em 2014 o grupo se reuniu novamente com muita vontade de levar o esporte adiante. O município aposta na experiência dos jogadores para conquistar uma medalha. É o caso de Edinaldo Hernandes Lopes que já participou seis vezes dos Jogos Abertos e ganhou uma medalha de bronze, “Sem persistência não se faz nada, e no punhobol não é diferente. O punhobol exige várias habilidades que também se pode aprender com o passar dos anos, basta querer”, completa.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS