sexta, 19 de abril de 2024
Geral
27/08/2014 | 08:52

Cine Música é uma das novidades do 17º Festival de Música

Ao longo da história, várias formas de arte incorporaram a música como elemento de expressão. No cinema não poderia ser diferente. Vários filmes se eternizaram por suas trilhas sonoras, que tiveram o poder de emocionar o público. O 17º Festival de Música de Itajaí vai unir esses dois elementos durante o Cine Música, uma das novidades desta edição que integra a programação paralela do evento.

Serão duas exibições, e uma delas promete ser uma experiência inesquecível. Durante a apresentação de "Aitaré da Praia", a Blind Sound Orchestra - formada por sanfoneiros cegos, tocará ao vivo a trilha sonora do filme. Os sanfoneiros, José Rosa e Amauri, são músicos de rua. José Rosa é bastante conhecido por tocar sua sanfona quase diariamente na Hercílio Luz, em Itajaí.

A exibição gratuita será no dia 11 de setembro, às 19h, no Auditório Casa da Cultura. O filme é considerado um clássico do Ciclo de Recife e foi recentemente restaurado pela Cinemateca Brasileira e Fundação Joaquim Nabuco. Os músicos deficientes visuais tocam a música do filme ao vivo sob a direção musical do compositor Livio Tragtenberg, criador da Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo. "Aitaré da Praia" conta a estória de um pescador e seu amor impossível por Clara. Desventuras e situações inusitadas narram a trajetória de uma paixão que se passa na Recife dos anos de 1920.

A outra exibição será do filme Ostinato - Na trilha de Pascoal Meirelles, no dia 08 de setembro. É um curta documentário sobre a carreira e fatos da vida de um dos mais importantes instrumentistas do Brasil e um dos principais expoentes da linguaguem brasileira do jazz. No elenco, Toninho Horta, Carlos Malta, Wilson das Noves, Robertinho Silva e muitos outros. Pascoal Meirelles estará em Itajaí para ministrar duas oficinas de música e se apresentar no show “Pascoal Meirelles Quarteto” no dia 10 de setembro, no Teatro Municipal. A passagem do músico por Itajaí será cheia de comemorações. Em setembro, completa 50 anos de carreira e no dia 11 de setembro, celebra 70 anos de idade. E, nada melhor do que comemorar durante um Festival de Música. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS