quinta, 18 de abril de 2024
Geral
26/08/2014 | 16:30

Número de focos de dengue passa de três para 115 em Itajaí

Em um ano, o número de focos positivos do mosquito da dengue (Aëdes aegypti) passou de três para 115 em Itajaí. Além disso, em julho, a cidade registrou o primeiro caso de dengue autóctone, quando é contraída dentro do próprio município. A grande explosão de focos do mosquito mobilizou autoridades de saúde do Município e do Estado, que se reuniram na última sexta-feira (22) com o Prefeito da cidade para traçar um plano de ação de combate ao mosquito. A preocupação é com a proximidade do verão – época em que os focos tendem a aumentar devido ao calor e as chuvas. “Registramos esse grande aumento no inverno, o que é muito atípico e já sabemos que no verão vai aumentar ainda mais, o que é bastante preocupante”, alerta o Coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira.

De acordo com o levantamento do Estado e do Município, em 2010 foram registrados 27 focos de dengue em Itajaí. Em 2011 o número caiu para 15 focos e em 2012, nenhum foco foi encontrado. No ano passado, 2013, três focos da doença foram registrados e neste ano de 2014, já são 115 focos. Destes, 92 estão no bairro Cordeiros. “Já sabemos que os ovos do mosquito foram trazidos em carcaças de carros, que vieram de São Paulo para um ferro velho de Cordeiros. Essas sucatas foram guardadas em um depósito sem cobertura, por isso quando choveu, os ovos eclodiram e se transformaram em larvas e em mosquitos que se espalharam rapidamente pelo bairro e já estão avançando para o São Vicente” conta Lúcio Vieira. “Cada fêmea pode colocar até 400 ovos, e os ovos levam de cinco a sete dias para virarem mosquito” acrescenta.

Assim que um foco positivo da doença é detectado, uma área de 300 metros ao redor sofre intervenção. Além de orientar a população ao redor sobre o perigo de deixar água parada, os agentes aplicam inseticidas para minimizar a situação do vetor. Com o grande aumento no número de focos de dengue, desde abril, o município intensificou a fiscalização no bairro Cordeiros, realizou mutirão de limpeza em parceria com a Secretaria de Obras, está orientando a população através de visitas domiciliares e carro de som, e neste mês iniciou um trabalho nas escolas para que os alunos sejam multiplicadores de ações de combate à dengue. “Como 60% dos focos do mosquito foram encontrados em residências, é de grande importância que a população fique alerta e comece a fazer a sua parte no combate ao mosquito”, ressalta o Secretário Interino de Saúde, Marcio Silveira.

 

Combate à dengue e novas estratégias

Hoje, o Programa de Combate à Dengue de Itajaí conta com uma equipe de 17 pessoas. A meta é aumentar este número para 28 pessoas, dentre agentes, supervisores e motoristas - número considerado ideal pela Secretaria de Estado de Saúde. Esses agentes, além de monitorarem as 600 armadilhas que estão espalhadas pela cidade, irão trabalhar na contenção dos focos de dengue e orientação da população. Na próxima quarta-feira (27), o colegiado do município irá se reunir para traçar um plano estratégico de combate à dengue – envolvendo principalmente as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social e obras; e para remanejar servidores que possam atuar no Programa de Combate à Dengue nesta ação emergencial contra a proliferação do mosquito. A meta é mudar esse cenário, para que não haja um surto da doença.


Medidas que fazem a diferença:

A população é a principal aliada para que o mosquito não se prolifere.

- Vistorie seu quintal uma vez por semana, eliminando todo material que acumule água parada. É importante lembrar que o mosquito coloca seus ovos em água limpa parada e na sombra;

- Os locais preferidos dos mosquitos são os vasos de flores, caixas d’água e materiais reciclados como latas e garrafas, etc;

- Baldes com água que serão reutilizadas devem ser tampados;

- Receba os agentes de endemias: eles estão identificados e são amigos da comunidade, sua função principal é orientar os moradores e firmar uma parceira vitoriosa para não deixar que esta doença se instale em Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS