quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/06/2014 | 08:43

Exposição “Itajaí de Todos os Tempos” retrata o crescimento da cidade

Foi revirando um acervo fotográfico com mais de 100 mil imagens, todas em filme negativo preto e branco, que o fotógrafo Victor Schneider percebeu que guardava um pouco da história de Itajaí. Nas fotos tiradas por ele nos últimos 30 anos, estão eternizados lugares e paisagens que se modificaram com o crescimento da cidade.

“No local onde hoje é o Centreventos, por exemplo, registrei momentos diferentes. Primeiro, o terreno abrigava o terminal de ônibus, depois passou a dividir espaço com as lonas da Marejada, que nas primeiras edições vinham do parque Beto Carrero, até que o local passou a ser endereço fixo da festa”, lembra Victor. E, este mesmo cenário, continua em transformação. É ai que entra em cena o fotógrafo Nelson Robledo, que registrou esse e outros lugares da cidade em 2014, quando Itajaí completa 154 anos. “Procurei registrar no mesmo ângulo da foto da década de 80, o espaço onde era a Marejada e o terminal. Hoje o local tem a estrutura do Centreventos, a Vila da Regata e daqui a pouco terá uma marina. Continua mudando, e tão rápido que a gente nem percebe”, fala Nelson.

Para que as imagens antigas pudessem ser utilizadas, foi necessário escanear e digitalizar os negativos. Um trabalho minucioso que demorou pouco mais de um mês. “O mais difícil foi selecionar as imagens que entrariam na exposição”, conta Victor.

As fotos resultaram na exposição “Itajaí de Todos os Tempos”, que retrata a história e a evolução da cidade, aberta ao público no Átrio da Prefeitura na tarde desta quarta-feira (04), em evento que marcou o início das comemorações dos 154 Anos do Município. São 50 imagens analógicas das décadas de 80 e 90, em preto e branco e 50 imagens digitais coloridas de 2014 que mostram essa transformação de Itajaí. Junto às imagens, trechos das músicas “Ares de Verão”, de Carlinhos Niehues e “Papasirí”, de Carlos Coria. As duas canções foram interpretadas na solenidade desta quarta-feira à tarde. Louise Lucena, com sua voz suave, encantou o público com "Ares de Verão" e Carlos Coria embalou a todos com o bom humor de "Papasirí". 

A ação da Secretaria de Comunicação Social, depois de ficar durante todo o mês de junho no Átrio da Prefeitura, deve percorrer outros pontos da cidade. A programação do aniversário de Itajaí segue até o dia 15 de junho e pode ser acessada no endereço eletrônico: http://www.itajai.sc.gov.br/154anos .


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS