quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/04/2014 | 10:57

Espetáculo de Itajaí é selecionado para Festival Internacional de Rua

O espetáculo "RONIN Luz e Sombra", do Eranos Círculo de Arte de Itajaí, será o único representante catarinense na programação nacional do 6º Festival Internacional de Rua de Porto Alegre. O evento é um dos mais importantes no segmento de teatro de rua do Brasil, e terá na programação dois espetáculos internacionais (França e Espanha), seis nacionais e 15 locais. RONIN Luz e Sombra fará um total de três apresentações nos dias 25, 26 e 27 de abril. 

O espetáculo foi patrocinado pela Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí e APM Terminals pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Para quem quiser assistir o "RONIN Luz e Sombra", nesta quarta-feira (09), às 18h, tem apresentação ao lado do Museu Histórico de Itajaí, no Centro. 

 

RONIN Luz e Sombra

Sinopse: Na cultura japonesa crê-se que todo homem segue um destino, uma linha. Por outro lado, os Rounin, literalmente homem-onda, não seguiam o princípio básico dos Samurais de lealdade ao Daymio. Ser Rounin consistia em viver sem um senhor ou mestre a servir, vivendo à margem da sociedade e ocupando-se de serviços menores. Em Rounin Luz e Sombra a representação de um “rounin” é feita por um típico personagem encontrado nas ruas: a estátua-viva, que tem uma função contrária aos típicos padrões sociais. Nessa história esse homem despido de amarras sociais sonha e, em seu sonho, depara-se com sua sombra, mas é somente na escuridão que se pode ver a luz e tornar possível o verdadeiro confronto. A ação performática se dá entre a relação de projeções digitais manipuladas ao vivo e o corpo do ator, que se relacionam numa espécie de jogo utilizando a arquitetura local como anteparo.

Eranos – Círculo de Arte é um coletivo de artistas de Itajaí/SC que produz e pesquisa arte e interfaces entre teatro de rua, teatro de animação, performance, vídeo, fotografia, poesia, interferências urbanas. Também pesquisa processos criativos, linguagem onírica e mitologia. Em todos os seus trabalhos tem como eixo principal o uso de aparatos multimídia, com ênfase na projeção digital.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS