sexta, 29 de março de 2024
Geral
03/04/2014 | 08:20

Praça da Igreja Matriz recebe iluminação azul em apoio ao autismo

Na noite desta quarta-feira, as luzes da Praça Vidal Ramos, no Centro, acenderão na cor azul. A iluminação especial marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo comemorado neste 02 de abril. A cor azul é o símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos. A iluminação segue até o fim do mês. Foram instaladas 45 lâmpadas de 250 watts, atendendo solicitação da Associação Educacional Humanity - entidade conveniada com o Município que presta atendimento especializado às pessoas com diagnóstico de lesão cerebral e autismo. 

Em Itajaí, a Câmara de Vereadores instituiu no ano passado o dia 02 de abril como Dia Municipal do Autismo. O transtorno, que tem influência genética, é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento. A pessoa com autismo possui uma forma particular de construir a sua realidade e de se relacionar com o mundo a sua volta. Os principais sintomas são: isolamento do ambiente externo, dificuldades no domínio da linguagem para comunicar-se, inabilidade para interagir socialmente, e padrões de comportamento restritivo ou repetitivo. O diagnóstico é essencialmente clínico.

Uma estimativa feita pela Univali, baseada em estudos internacionais e no Censo de 2012, calculou que em toda a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) o número de autistas chegue a 1.259. Em julho de 2013, através de contato com instituições especializadas no atendimento de pessoas com deficiência física e intelectual nas cidades de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú, estimou-se um total de 178 pessoas com autismo.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, em 2013, havia 76 crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino com diagnósticos de transtornos do espectro do autismo. Desses alunos, 16 pertenciam à Educação Infantil e os demais estavam matriculados no Ensino Fundamental da Educação Básica.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS