|
Buscar
Versão Impressa
NotíciasGeral Política Economia Polícia VídeosItajaí Agora Entrevistas Vídeos do Momento EsportesGeral Futebol Tênis Surfe VariedadesCultura Saúde Cinema Consumidor EmpregoItajaí Balneário Camboriú Navegantes ComunidadePalavra do internauta |
![]()
Pissetti se afasta da presidência da Câmara e Níkolas assume Legislativo ![]() Presidente do Legislativo se licencia por 30 dias, abre mão do salário e determina quebra do próprio sigilo.
Na Câmara de Itajaí o número de vereadores passou de doze para onze, e assim vai continuar por pelo menos 30 dias. Ontem (4), o agora licenciado, presidente da Casa, vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), pediu o afastamento do cargo, sem remuneração. O comandante interino da Casa de Leis é Níkolas Reis (PT).
Após o intervalo regimental o democrata reiniciou a sessão e tratou de ler o documento que chamou de “ato do presidente”. No texto Pissetti designou cinco funcionários efetivos do Poder Legislativo, podendo ser nomeadas pessoas da confiança de Níkolas, a compor comissão para investigar sua vida e qualquer indício de fraude ou improbidade frente seu mandato. Ele inclusive disponibilizou a quebra de seus sigilos bancário, fiscal e telefônico.
Firme, Pissetti justificou os motivos de sua atitude referindo-se às acusações de má gestão recebida de seus próprios colegas de plenário, através da imprensa. “As posições deixaram de ser ideológicas ou políticas, passaram ao nível pessoal (...) quando o comandante de uma instituição recebe censura de seus pares, ele deve tomar uma atitude”, disse.
Antes de deixar o plenário, o parlamentar ainda frisou seus princípios éticos ao se despedir. “Sempre acreditei que uma autoridade, quando acusada de qualquer ato de improbidade, ou de má gestão, deve tomar a iniciativa de afastar-se do cargo para permitir que as investigações sejam conduzidas sem a pressão e sem a presença daquele que está sendo acusado (...) faço isso como único meio de salvar a Câmara de Vereadores e de dar uma demonstração ao povo de Itajaí de que nada temo (...) me despeço, fico 30 dias sem salário e os senhores têm toda a liberdade de vasculharem minha vida”.
Vereador Níkolas Reis emite Nota Oficial
O vereador e atual presidente do Legislativo, Níkolas Reis, emitiu uma Nota Oficial falando sobre a sua nova responsabilidade e também sobre a atitude tomada pelo vereador Luiz Carlos Pissetti.
Nota Oficial: Assumo o exercício do Comando da Câmara Municipal de Itajaí, honrado pela função porém comovido pelas circunstâncias. Por prerrogativa legal, em não havendo a revogação de sua deliberação particular, aceito na altura da responsabilidade do cargo, a gestão temporária dos atos administrativos e políticos a ele inerentes com a consciência da peculiaridade das circunstâncias em que me foi imposto. Pela solidariedade dos meus colegas Vereadores, que não economizaram palavras para colocarem-se a nossa disposição; solidariedade dos amigos, dos servidores da Câmara, dos meus correligionários e eleitores, serei grato. Como primeiro ato oficial, determinei que a Procuradoria da Câmara exare parecer sobre o documento lido pelo Presidente Pissetti, na Sessão de 04/08/2011 para orientar as ações doravante necessárias. Ainda, a clipagem de todo o material divulgado na imprensa local nos últimos dias, para verificar se houve, em algum momento, atitude que apontasse ilícito ou imoralidade na gestão da Casa, o que em julgamento preliminar não considero ter ocorrido. Quanto à crise inegavelmente instalada, acredito na prudência e na sabedoria dos meus pares, que saberão, comigo, não permitir prejuízos à prestação célere na apreciação de matérias, bem como aparar as arestas para que a normalidade impere com rapidez e retrate a grandeza da pacifidade responsável identificada no povo de Itajaí. O fato de não compreender as razões do Presidente para tal afastamento, não repercutem em nada na admiração e no respeito pelo homem público, e, tampouco, no carinho que lhe tenho como amigo. As ações desta Presidência em exercício estarão à disposição de toda a sociedade, especialmente da imprensa e dos organismos governamentais e para-governamentaisde controle.
Atenciosamente,
Níkolas Reis Presidente em exercício da Câmara Municipal de Itajaí Maio de 2012Quarta, 16 de Maio de 2012 Pissetti rebate críticas do Observatório SocialTerça, 15 de Maio de 2012 Denúncia do MPSC contra Pavan é recebida por unanimidadeQuarta, 09 de Maio de 2012 Debate Virtual com o vereador Marcelo Werner trata do transporte público amanhãSegunda, 07 de Maio de 2012 Catarinenses tem canal para críticas e sugestões sobre a administração públicaMarço de 2012 |
Destaque
![]() Brasileiro é destaque na Volvo Ocean Race Virtual em meio a noites sem sono Enquete
Balneário Camboriú
Itajaí
Navegantes
|