sábado, 20 de abril de 2024
Geral
20/11/2020 | 13:57

Bandeira Azul será hasteada na Praia Grande dia 17 de dezembro

A Foundation for Environmental Education (FEE), organização internacional que concede o selo de excelência ambiental e turística chamado “Bandeira Azul’ confirmou para 17 de dezembro o dia em que será feito o primeiro hasteamento do prestigiado estandarte.

O famoso e cobiçado certificado internacional só é concedido a praias e marinas que cumpram 34 critérios específicos de qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Entre as 18 certificações brasileiras, 13 praias são de Santa Catarina. Neste ano, as únicas cidades catarinenses a se juntarem ao rol das que hasteiam a bandeira azul são Penha, Bombinhas e São Francisco do Sul.

Por suas belezas naturais e qualidade da água, a Praia Grande acabou sendo a escolhida para ser a primeira de Penha a buscar esse certificado. A sugestão partiu da Secretaria de Turismo, em parceria com o Comitê de Gestão da Orla. “O trecho entre a Pedra do Meio e Praia do Canto tem sido conservado e estruturado ao longo dos anos também pela Associação de Surf local e a Associação de Moradores”, comentou o secretário de turismo de Penha, Cleber Neumann.

A prefeitura de Penha candidatou a Praia Grande ao programa em 2018, conseguido ser selecionada para a fase piloto em 2019, período em que deveria cumprir todas as determinações propostas pela FEE. Entre as ações efetuadas pelo governo municipal estiveram a implantação de banheiros na temporada, programa de educação e gestão ambiental, colocação de lixeiras e chuveiros ecológicos, além de quatro novos deques de acesso à praia, com objetivo de preservar a restinga, que ainda ganhou proteção com o estaqueamento da praia.

“A bandeira azul coloca a Praia Grande e Penha no mapa das melhores praias do mundo. Essa é uma conquista não só do poder público, mas de toda a comunidade”, acredita o Prefeito Aquiles da Costa. “Apenas 18 praias brasileiras tem esse certificado, ou seja, não é qualquer praia que consegue obtê-lo e hoje Penha ganha esse destaque”, lembrou.

Devido a pandemia da covid, a Secretaria de Turismo ainda está estudando como será feita a solenidade de hasteamento da bandeira. “Foi determinado pela FEE o dia 17 de dezembro, quando representantes da organização virão para Penha. Mas devido a pandemia, estamos monitorando a situação para ver de que forma ocorrerá essa solenidade, respeitando todas as normais necessárias de saúde”, comentou Cleber Neumann.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS