sexta, 29 de março de 2024
Geral
23/10/2020 | 00:00

FESTIVAL DE CULTURA POPULAR REÚNE PROGRAMAÇÃO DE QUATRO ESTADOS BRASILEIROS NESTE FINAL DE SEMANA

Artistas de Santa Catarina, Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceára integram programação dos dias 23 a 25 de outubro (sexta-feira a domingo). O evento Cultura Popular – Formação e Partilha valoriza a cultura popular brasileira e será realizado até o dia primeiro de novembro.

 

O festival que tradicionalmente acontece em ruas e espaços culturais de Itajaí (SC), nesta quarta edição terá sua versão online devido à pandemia, podendo ser conferido gratuitamente por qualquer pessoa com acesso à internet, no canal do Youtube da Jardineira Produções (www.jardineiraproducoes.com.br).

 

Para abrir a programação online de sexta-feira (23), o grupo Trio de Maria (Itajaí/SC) apresenta seu repertório com Forró Pé de Serra. O show será ao vivo, às 20h e contará com intérprete em Libras. Já no sábado (24) a cantora Ana Paula da Silva (Joinville/SC) apresenta sua pesquisa artística: Alma na voz e mãos no tambor: Catumbi de Itapocu, uma fonte de criação musical, também às 20h. E a programação deste final de semana se encerra com o espetáculo para crianças "A pega do boi melado na Serra do Catolé", às 17h, com o grupo Mamulengo Flor Mimosa (Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro).

 

A quarta edição do festival homenageia os 100 anos de Arnoldo Cueca, mestre da cultura popular de Itajaí. “Os mestres e artistas populares estão sempre se reinventando para que as tradições permaneçam vivas, para que o boi de mamão, o boi bumbá, o côco, a chula, o samba de roda, o maracatu, o tambor de crioula e tantas outras não sejam apenas uma lembrança dos mais velhos, mas parte de nossa cultura, identidade – pois trata de onde viemos, e patrimônio imaterial do nosso país”, acrescenta Natália Pereira, artista, realizadora deste evento e neta do seu Cueca.

 

O Cultura Popular – Formação e Partilha é um evento de (re) conhecimento e celebração das nossas culturas populares, de formação e partilha de saberes entre artistas e público, e do contato com as tradições próprias do nosso país. O evento é realizado pelo Jardineira Produções, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da UNIMED Litoral.

  

PROGRAMAÇÃO

 

- Serão exibidos no canal do Youtube da Jardineira Produções

 


 

SEXTA - 23/10/2020

20h - Forró com

TRIO DE MARIA

(Itajaí/SC)

- Show com intérprete em Libras

 

SÁBADO - 24/10/2020

20h - Ana Paula da Silva apresenta

ALMA NA VOZ E MÃOS NO TAMBOR:

Catumbi de Itapocu, uma fonte de criação musical 

(Joinville/SC)

 

DOMINGO - 25/10/2020

17h - Mamulengo Flor Mimosa apresenta

A PEGA DO BOI MELADO NA SERRA DO CATOLÉ

show para infância com

Adiel Luna (Recife/PE)

e bate-papo com o artista

 

SEXTA - 30/10/2020

20h - Mini Doc - com intérprete em Libras

100 ANOS DE ARNOLDO CUECA

seguido de Roda de Conversa 

CULTURA POPULAR EM

SANTA CATARINA:

Luminescência Urgente

com Ana Paula da Silva (Joinville/SC)

Alessandra Bernardino (Joinville/SC)

e Nado Gonçalves (Florianópolis/SC)

 

 

SÁBADO 31/10/2020

20h - Show

CANTOS DE TRABALHO

com Cia Cabelo de Maria e participação dos

Cantadores de Serra Preta

(Serra Preta/BA e São Paulo/SP)

 

DOMINGO 01/11/2020

17h - Show

TARRAFA ELÉTRICA

(Itajaí/SC)

- Show com intérprete em Libras


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS