sábado, 20 de abril de 2024
Geral
25/09/2020 | 14:03

Hospital Marieta se prepara para iniciar tratamentos com radioterapia aos pacientes do SUS na Unacon

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Marieta passará a ofertar tratamento com radioterapia aos pacientes oncológicos adultos do SUS a partir de 3 de novembro. A medida beneficiará os pacientes oncológicos dos 11 municípios que compõem a Amfri que hoje necessitam se deslocar até Blumenau para este tratamento, enfrentando mais de 60 quilômetros de estrada e trânsito intenso, enquanto lutam para tratar a doença “Essa é uma grande notícia porque garante aos pacientes residentes nos municípios da macrorregião Amfri o tratamento em radioterapia pelo SUS aqui perto, sem que eles precisem passar horas no trânsito. A doença é muito dolorosa e a abertura deste serviço vai minimizar esta exposição do paciente, facilitando e abreviando seu tratamento”, comenta a diretora-geral Irmã Mercia Lemes. A abertura do Serviço de Radioterapia em Itajaí, vinculado ao Unacon, é uma parceria com o Ministério da Saúde que se iniciou em 2013 com o Plano de Expansão de Radioterapia ao qual o Hospital Marieta aderiu.

O Hospital Marieta já ofertava o tratamento clínico por quimioterapia e as cirurgias oncológicas e agora complementará os tratamentos ofertados com a radioterapia. A Unacon do Hospital Marieta também está celebrando a agilização do atendimento das filas de exames e de cirúrgicas eletivas em Oncologia dentro dos prazos previstos, sem represamento. “Estamos com mais profissionais nas especialidades em que o número de casos são maiores, como Urologia e Ginecologia. Também tivemos um sensível incremento no número de sessões de quimioterapia”, pondera a diretora-geral.

A Unacon disponibiliza 18 médicos das especialidades clínica e cirúrgicas. Na Oncologia Cirúrgica oferta acesso à Urologia, Ginecologia, Mastologia, Proctologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Tumores Ósseos, Torácica e Cabeça e Pescoço. Conta também com equipe multidisciplinar que atua em conjunto com a equipe técnica triando, avaliando e prestando o cuidado necessário nas diversas áreas que são essenciais ao tratamento dos pacientes do serviço. São cerca de 3,6 mil atendimentos por mês, incluindo usuários do SUS.

 

*Fotos de arquivo (2017) – Unacon Hospital Marieta.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS