segunda, 28 de setembro de 2020
06/08/2020 - 17:04

André Motta: 'Todos os nossos estudos apontam para aceleração da doença em Santa Catarina'

Projeção da Secretaria de Saúde é de que Estado chegue a 3 mil óbitos até 23 de agosto em cenário pessimista

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, disse nesta terça-feira (4) que todos as projeções da pasta para as próximas semanas apontam para aceleração dos casos e óbitos de Covid-19 em Santa Catarina. A situação já havia piorado muito em julho, quando o Estado dobrou o número de óbitos em apenas 22 dias. As mortes cresceram tanto que a média diária superou 23 perdas por dia

Já em agosto, a previsão é de que o cenário possa ser ainda pior. Na segunda (3), em audiência pública na Assembleia Legislativa (Alesc), Motta Ribeiro apresentou uma projeção de até 1,6 mil óbitos em 20 dias, no pior dos casos. A previsão mais pessimista aponta para o alcance de 3 mil mortes em 23 de agosto. 

"Nosso modelo epidemiológico consegue observar para três ou quatro semanas para frente, baseado na fotografia do momento. A fotografia do momento me aponta uma aceleração da curva ainda até o final do mês de agosto se nada for feito", disse o secretário. 

Ele descarta falar em pico da doença. Isso porque o avanço da Covid tem sido constante, sem previsão de melhora substancial. "Nós ainda não temos condição de falar nisso porque todos os nossos estudos apontam para aceleração da doença no Estado. Então, se vai ser final de agosto, setembro, essa é uma informação que ainda não temos", afirmou. 

Para Ribeiro, a projeção de chegar a 3 mil mortes ainda em agosto é factível em um cenário de baixo isolamento social e de alta transmissibilidade. "Se as pessoas não entenderem que precisam seguir regramento, distanciamento social, uso de máscaras e tudo aquilo que a gente tem orientado desde o primeiro dia nós provavelmente chegaremos a esse número sim lá no final de agosto", acrescentou. 

anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros