terça, 19 de março de 2024
Geral
06/08/2020 | 16:57

BC: Guarda Municipal recolheu mais de 600 animais em 2020

Um relatório da Guarda Municipal (GMBC), por meio do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), mostra que de janeiro a junho deste ano já foram efetuados 219 resgates de animais silvestres que estavam vulneráveis/machucados nas vias de Balneário Camboriú. Destes, 137 foram devolvidos ao seu habitat. Ainda neste ano, de janeiro a julho, o número de cães e gatos acolhidos por ONG’s parceiras foram de 430.

Na tarde desta quarta-feira (05), a Guarda Municipal foi acionada para atender uma ocorrência de uma capivara que estaria em uma residência na Rua Uganda, no Bairro das Nações. O Grupo de Proteção Ambiental (GPA) se deslocou até o local e fez o recolhimento do animal, encaminhando-o ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Santur) para receber atendimento veterinário e biológico e ficar em observação até a total recuperação para retorno ao ambiente de origem.

ABRAÇO Animal

O ABRAÇO Animal e o Grupo de Proteção Ambiental já possibilitaram o resgate de mais de 490 animais silvestres (machucados, vítimas de maus tratos, filhotes) e 405 cães e gatos em 2019. O programa ABRAÇO Animal completou um ano de formação em fevereiro deste ano, e trouxe resultados positivos quando o assunto é proteger, resgatar e cuidar de animais que estão em situações vulneráveis.

Recomendação/Informação:

Caso você encontre algum animal em situação de vulnerabilidade, machucado ou fora do seu habitat, recomenda-se ligar para a Central de Operações 153, o número da Guarda Municipal. Uma guarnição do Grupo de Proteção Ambiental da GMBC irá até o local da ocorrência, onde será feita a avaliação/constatação da denúncia.

Animais domésticos só são recolhidos nas seguintes situações: fêmeas no cio, prenhas, com filhotes, filhotes abandonados, animais machucados, doentes, que coloquem em risco a vida de pessoas ou do próprio animal.

Animais silvestres serão recolhidos nas seguintes situações: fora do seu habitat, machucados/debilitado ou colocando em risco a segurança da população.

O que é feito após o recolhimento?

Animais silvestres: Quando capturados pelo Grupo de Proteção Ambiental são encaminhados ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Zoológico). Nesse local, os animais são avaliados, recebem atendimento veterinário e de um biólogo e ficam em observação até a total recuperação para retornar para seu habitat.

Animais domésticos: debilitados/machucados são encaminhados para atendimento veterinário.

Animais domésticos: situação de vulnerabilidade, machucado, fêmea no cio, fêmea prenha, fêmea com filhotes, filhotes abandonados serão encaminhados à ONG VIVA BICHO.


JORNAL IMPRESSO
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024
23/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS