sexta, 29 de março de 2024
Geral
31/07/2020 | 15:16

Entenda as mudanças necessárias para a implantação do binário entre as ruas Uruguai e Umbelino de Brito

Uma nova organização no trânsito de Itajaí entrará em vigor a partir desta segunda-feira (03). O binário entre as ruas Umbelino Damásio de Brito e Uruguai cria conexões e aproxima as pessoas ao promover fluidez e segurança no trânsito, qualidade de vida e economia de tempo e de combustível. Para garantir essa revolução no trânsito e na vida das pessoas, algumas modificações serão necessárias. A principal dela é a inversão de sentido da rua Uruguai.

Ruas maiores, modificação de sentido e mão única
Toda a rua Uruguai terá o sentido invertido na direção do bairro Fazenda para o Centro da cidade. Com as desapropriações realizadas pelo Município de Itajaí e as obras de prolongamento, a rua Uruguai fica maior e chega até a rua Alfredo Trompowski aos atravessar as ruas Alexandre Fleming e Almirante Barroso até chegar ao cruzamento com as ruas Alfredo Trompowski e Joaquim Lopes Correia.

A rua Alfredo Trompowski ficará em sentido único na continuação da rua Uruguai até chegar à rua Heitor Liberato. As ruas formam um corredor que atravessa os bairros Fazenda, Centro, Vila Operário, São Judas e São João. Segue também pelos bairros Cidade Nova e São Vicente por meio da avenida Adolfo Konder, até chegar à BR-101.

Na direção oposta, a rua Umbelino de Brito ficará em sentido único em toda a sua extensão, desde a continuidade da rua João Gaya até em seu novo trecho que se liga na avenida Abrahão João Francisco, a Contorno Sul. O prolongamento da rua Umbelino de Brito pelo antigo beco do Moreira faz com que a rua se cruze com as ruas José Joaquim dos Santos, Juvenal Garcia, Jorge Mattos até chegar à Contorno Sul.

Para completar as modificações e auxiliar o binário, a rua Fiúza Lima, no bairro São Judas, ficará em sentido único no sentido da rua Heitor Liberato para a rua Gaspar. Já a rua Júlio Willeding, no bairro Fazenda, mudará de sentido ao ter o fluxo de veículos orientado da Contorno Sul para a rua Uruguai.

Conectar as pessoas por meio de ciclovias, ciclofaixas, ruas e calçadas
As novas ligações construíram além de estradas, também toda uma infraestrutura urbana. Os trechos contam com calçadas acessíveis e ciclovias ou ciclofaixas. A mobilidade para ciclistas e pedestres se torna uma prioridade das novas vias abertas em Itajaí. O novo binário possibilita o deslocamento de bicicleta desde as marginais da BR-101 até a Universidade em uma linha reta, com mais de cinco quilômetros de extensão.

As novas ruas também foram equipadas com drenagem pluvial, garantindo uma rede mais completa de escoamento das águas das chuvas e iluminação. Um investimento integral na área urbana para gerar uma verdadeira transformação em Itajaí.

Novos semáforos para organizar o trânsito
Oito cruzamentos receberão semáforos, em especial as novas ligações criadas pelas ruas em seus prolongamentos. A rua Uruguai terá semáforos no cruzamento com a Juvenal Garcia e também no trecho novo ao cruzar as ruas Almirante Barroso e Alexandre Fleming. A rua Umbelino de Brito também ganha dois semáforos nos cruzamentos novos com a rua Juvenal Garcia e com a Contorno Sul.

Por fim, a rua Alfredo Trompowski terá semáforos nos cruzamentos com as ruas Alberto Werner, José Eugênio Müller e Heitor Liberato. Todo o sistema será sincronizado e vai dar vazão ao fluxo das vias principais dos binários. Com o trânsito melhor organizado, os conflitos são eliminados e as filas desaparecem.

Marcadas para segunda-feira (03), as modificações serão sinalizadas em todas as vias do traçado. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Coordenadoria de Trânsito (Codetran) trabalham nos ajustes das ruas para finalizar a infraestrutura. Para orientar os motoristas neste primeiro momento desta verdadeira revolução agentes da Coordenadoria de Trânsito, servidores do Urbanismo e até a Guarda Municipal de Itajaí estarão nas ruas da cidade. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS