quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/07/2020 | 18:05

Programa Prepara capacita jovens para as escolhas profissionais

Ter maturidade suficiente na hora de escolher uma profissão é um dos desafios enfrentados por jovens recém-chegados ao ambiente profissional. Em Itajaí, essa faixa etária tem à disposição um programa específico de preparação para o mercado de trabalho e que pode auxiliar nessas escolhas. O Programa Prepara, que está com inscrições abertas, conta com acompanhamento especializado no mapeamento de habilidades profissionais e no perfil de cada aluno participante, trazendo orientação para a escolha adequada de cursos e profissões.

Coordenado pela Secretaria de Promoção da Cidadania, o Programa Prepara é direcionado a jovens entre 16 e 24 anos que residem em Itajaí. Neste ano, devido às restrições de saúde, em virtude da pandemia de coronavírus (COVID-19), as aulas passaram a ser realizadas em ambiente virtual. E foi durante esses encontros online que um dos resultados obtidos chamou a atenção de todos os envolvidos: uma evolução de 35% na maturidade dos jovens para a escolha profissional.

Segundo a psicóloga Juliana dos Santos, orientadora do Programa Prepara, durante todo o curso os alunos participantes são avaliados por intermédio da Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP). “Mesmo em sua primeira versão online, no primeiro semestre, o novo Prepara tem se mostrado eficiente como ferramenta de desenvolvimento desses jovens e de orientação específica para as escolhas profissionais”, comenta.

Juliana também destaca que este novo cenário pandêmico gerou nos alunos, assim como em expressiva parte da sociedade, dificuldades e desafios diários, pois repentinamente as pessoas precisaram rever suas rotinas e atitudes em diversos setores da vida. “Mesmo diante dessa nova realidade, os participantes do Prepara demonstraram melhora significativa na determinação e na responsabilidade em escolher seu futuro profissional. E isto nos inspira e nos motiva a continuar com as atividades mesmo no ambiente online, pois percebemos a relevância desse projeto na vida desses jovens”, pontua a psicóloga.

Nova temática frente à pandemia
Para este segundo semestre, o Programa Prepara, diante da pandemia de coronavírus, mais uma vez terá novos conteúdos sendo abordados nas aulas, como “Emprego e Estudo em tempos de Covid-19”, “Novas tendências do mercado de trabalho” e os “Desafios atuais dos processos seletivos”. O curso também trará informações sobre como desenvolver fluência digital e noções de gerenciamento do tempo, com informações e dicas para conciliar estudo, trabalho e lazer de forma prática e eficaz.

Além dessas atividades e conteúdos formatados para atender esta nova realidade pandêmica, a preparação e orientação dos jovens no programa também consiste na avaliação psicológica e profissional dos estudantes, que inclui mapeamento de habilidades profissionais e aulas de comunicação assertiva, entre outras atividades. Ao todo, o curso conta com 20 sessões de aulas em grupo, totalizando 45 horas de atividades.

Como participar
Para participar do Programa Prepara é necessário residir em Itajaí e cursar ou ter concluído o ensino médio. Para se inscrever, basta enviar os dados pessoais pelo email prepara@itajai.sc.gov.br ou através de mensagem de texto no WhatsApp, no número (47) 9 9980 0145. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro.

A relação de selecionados será publicada no Jornal do Município, em data a ser definida. No ato da inscrição, os interessados devem anexar cópias da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, diploma de conclusão do ensino médio ou uma declaração da escola em que estuda.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS