sexta, 19 de abril de 2024
Geral
28/07/2020 | 16:50

Iniciativa ligada a projeto de extensão da Univali recebe prêmio de ecologia

O projeto Gestão Ambiental para Mulheres Agricultoras como ferramenta para a sustentabilidade, inspirado no projeto de extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero, vinculado à Coordenação de Projetos de Programas de Extensão da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi contemplado na 27ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia.

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Massaranduba, por meio da Engenheira Agrônoma, Lilian Fernanda Sfendrych. Desenvolvido em áreas rurais e periferias urbanas do munícipio, o projeto orienta mulheres agricultoras do município sobre gestão ambiental pela promoção de palestras e oficinas sobre empoderamento feminino, agroecologia, plantas medicinais, plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e compostagem.

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro - Eco 92, com o objetivo de divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e estimular a conscientização ambiental de empreendedores e ambientalistas. Na edição (2019-2020) foram inscritos 164 projetos, 27 destes contemplados.

Sobre o “Educação para Transformação"

 

O projeto de extensão “Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero" tem base e referencial voltados ao atendimento de mulheres agricultoras, incentivando a produção de alimentos agroecológicos livres de agrotóxicos e demais produtos químicos. Também busca promover educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar, estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia.

Parceria entre os dois projetos

A professora Márcia Gilmara Marian Vieira, que coordena o “Educação para Transformação", conta que foi convidada por Lilian em 2017 para implantar as bases do trabalho realizado pelo projeto da Univali em Massaranduba (SC): “Eu aceitei a proposta e nós montamos o projeto Gestão Ambiental para Mulheres Agricultoras como Ferramenta para a Sustentabilidade no município. Em 2018, fizemos várias oficinas em parceria no processo de organização, sugestão de temáticas e seleção de palestrantes. Desde então trabalhamos de forma integrada".

Para ter acesso à relação completa dos projetos premiados clique aqui.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS