terça, 19 de março de 2024
Geral
13/07/2020 | 17:19

Superintendência do Porto de Itajaí dá início ao projeto Enfrenta Porto

Em janeiro deste ano, a Superintendência do Porto de Itajaí já trabalhava com a hipótese da chegada do novo coronavírus ao Brasil, por conta disso, desde então foram implementadas uma série de ações para lidar com este novo inimigo, ações que vão desde a aquisição de máscaras cirúrgicas disponibilizadas aos colaboradores, até a instalação de mais lavatórios nas dependências do Porto para facilitar a lavagem regular das mãos.

 

O projeto Enfrenta Porto: juntos na batalha contra o Covid-19, faz parte desse pacote de ações implementadas ao longo deste ano atípico. O projeto tem como objetivo frear a contaminação do coronavírus no Porto de Itajaí por meio da educação para prevenção. São 10 profissionais da área da saúde para trabalhar em três turnos focados no objetivo de conscientizar e monitorar. O projeto irá abranger toda a comunidade portuária, desde o caminhoneiro ao guarda portuário.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí já está trabalhando há meses em medidas estruturais de prevenção, porém foi notado que era necessário a implantação de uma cultura de segurança. Foi assim que o projeto Enfrenta Porto nasceu e se tornou um braço importante nesta luta contra o Covid-19.

 

Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de meio ambiente, segurança do trabalho e sustentabilidade na Superintendência do Porto de Itajaí, fala sobre a importância de humanizar esta educação de segurança:

 

“O objetivo desse projeto é chegar mais perto da comunidade portuária para proporcionar essa mudança de hábito, educar com o olho no olho para que eles se sintam acolhidos e entendam que estamos juntos nessa”, relata Médelin.

 

“A Superintendência do Porto de Itajaí, através do programa que existe há muito anos, que se chama Porto Saudável, vem criar neste momento delicado de pandemia o projeto Enfrenta Porto. Este projeto é a forma que encontramos de apresentar nosso respeito ao trabalhador portuário que é parte essencial para nós, assim como o Porto é primordial para a cidade de Itajaí”, ressalta o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles.

 

Como funciona:

 

Diariamente os profissionais da saúde estão trabalhando com o diálogo de prevenção, momento onde serão abordados diversos assuntos relacionados a saúde. O objetivo é reforçar a importância de práticas primordiais nesses tempos, como o uso correto da máscara, distanciamento social, entre outros. Além de assuntos relacionados ao Covid-19, será reforçada a relevância de hábitos saudáveis no cotidiano para evitar outras doenças.

 

Está sendo realizada pelos profissionais da saúde uma triagem diária na entrada dos turnos para identificar colaboradores que apresentam sintomas gripais ou aqueles que tiveram contato com algum infectado ou caso suspeito de coronavírus. Essa triagem visa identificar casos suspeitos antes que o trabalhador adentre no seu posto de trabalho e possa infectar outros colaboradores. Além de identificar, no momento da triagem o colaborador será orientado sobre como proceder caso tenha que se afastar do trabalho por apresentar sintomas ou for contactante de infectado.

 

Na questão dos monitoramentos, os profissionais acompanharão os casos confirmados de Covid-19 por meio de ligações e mensagens para saber sobre a evolução na recuperação do infectado, evitando que o colaborador venha trabalhar antes que esteja totalmente curado.

 

Essas são as principais ações implementadas no projeto Enfrenta Porto, projeto esse que ainda irá executar outras ações ao longo da pandemia tendo como objetivo norteador resguardar aqueles que fazem o Porto de Itajaí acontecer e crescer. Temos ciência que a prevenção depende de todos, e para isso é preciso dialogar e educar para transformar, e assim, passaremos por essa fase com segurança e saúde.

 

Para saber mais sobre as diversas medidas de segurança adotada, acesse o Relatório das ações realizadas quanto ao enfrentamento ao Covid-19 no link abaixo:

­

http://www.portoitajai.com.br/portoitajai_portal/img/conteudo/files/Relatorio_Acoes__enfrentamento_COVID-19_PORTO_DE_ITAJAI_10_07_20.pdf


JORNAL IMPRESSO
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024
23/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS