terça, 19 de março de 2024
Geral
10/07/2020 | 13:50

Na liderança nacional, comércio de Santa Catarina cresce 18,1% em maio

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Mesmo enfrentando a pandemia, o volume de vendas do comércio varejista catarinense, em maio, cresceu 18,1% em relação ao mês anterior, ultrapassando o crescimento nacional, que foi de 13,9%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.

“A reação que a economia catarinense tem demonstrado nos últimos meses reforça a previsão de que temos plenas condições de sairmos primeiro dessa crise. O comércio já tinha registrado a menor queda nacional em abril, e agora desponta em maio com o maior volume de vendas. Da mesma forma, o setor industrial voltou a crescer, evidenciando ainda mais o potencial de recuperação da nossa cadeia produtiva”, destaca o governador Carlos Moisés.

Na comparação com o mesmo período de 2019, o comércio varejista catarinense obteve um acréscimo de 6,4%. Já no acumulado do ano, ficou estável. Com estes dados, Santa Catarina fica com o 5º maior crescimento entre os 27 estados. Somente outros três estados tiveram crescimento nesta comparação: Mato Grosso (5,8%), Mato Grosso do Sul (2,8%) e Paraná (2,3%).

Quando se trata do comércio varejista ampliado, que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças e materiais de construção, Santa Catarina registrou, em maio, um crescimento de 22,1% no volume de vendas, maior que o do comércio varejista em geral. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve recuo de 4,4% no volume de vendas, que resultou na 4ª menor queda entre os 27 estados.

De acordo com o secretário da SDE, Rogério Siqueira, os números mostram o resultado do trabalho do Governo do Estado, com a retomada gradativa da economia. “Santa Catarina foi um dos primeiros estados a tomar as medidas de prevenção à Covid-19, obtendo destaque no cenário nacional na gestão da pandemia. Os dados demonstram que temos um povo trabalhador e empreendedor que supera crises e adversidades. Continuamos trabalhando focados na recuperação do crescimento econômico, gerando novas oportunidades”, destaca.


JORNAL IMPRESSO
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024
23/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS