terça, 19 de março de 2024
Geral
10/07/2020 | 13:49

Universidades firmam protocolo sanitário conjunto de mobilidade

Reitores e diretores de Internacionalização da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade de Alicante, da Espanha, e Universidade de Perugia, da Itália, irão firmar, nesta sexta-feira, dia 10 de julho, às 14h, um protocolo sanitário conjunto de mobilidade universitária do corpo docente, discente e técnico-administrativo das instituições envolvidas, frente à realidade decorrente da pandemia da Covid-19. A assinatura será transmitida ao vivo, pela plataforma de aprendizagem virtual Blackboard.

A ideia de construir um protocolo conjunto deve-se à intensa mobilidade que existe entre as três universidades na cooperação internacional, com programas de dupla titulação na graduação e pós-graduação e com projetos técnicos e científicos. Diante disto, o objetivo das instituições é garantir a segurança sanitária de alunos, professores e funcionários, com a perspectiva de que a mobilidade possa continuar, com as adaptações que se fizerem necessárias e sempre que as condições sanitárias assim permitirem.

O documento foi construído a partir do debate e deliberação virtual conjunta que ocorreu no dia 12 de junho, entre os representantes das universidades, com o webinar “A pandemia da Covid-19: métodos para a retoma das atividades nas universidades e a cooperação internacional". No protocolo, estão previstas medidas que devem ser tomadas com a retomada gradual das atividades presenciais relacionadas aos convênios vigentes de mobilidade consolidados entre as três universidades.

Neste protocolo conjunto as instituições comprometem-se em manter os ambientes escolares e de convivência da comunidade acadêmica adaptados e equipados conforme os protocolos sanitários específicos, adotando as diretrizes de distanciamento social recomendadas. Além disso, o documento prevê, entre outras questões, que as normas e regras de saúde pública vigentes no Brasil, na Espanha e na Itália, bem como em seus respectivos estados, municípios e territórios, relativas às medidas de enfrentamento à pandemia, devem ser respeitadas. Mesmo com a retomada das atividades presenciais, seguirá sendo permitida a defesa virtual de trabalhos de conclusão e curso e afins, com forma a ser ajustada entre as universidades.

Assinarão o protocolo o professor Valdir Cechinel Filho, reitor da Univali; Manuel Palomar, reitor da Universidad de Alicante (UA); e Maurizio Oliviero, reitor da Università degli Studi di Perugia (UNIPG). Também participarão do evento online o professor Paulo Márcio Cruz, diretor de Internacionalização da Univali; Juan Llopis Taverner, vice-reitor de Relações Internacionais da UA; e Stefania Stefanelli, diretora delegada do reitor para Internacionalização da UNIPG.

O webinar é aberto aos interessados e a participação é gratuita. A sala online estará disponível 30 minutos antes do horário do evento, em https://us.bbcollab.com/guest/07f9e1ce65df4bbdb82106f83107a469


JORNAL IMPRESSO
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024
23/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS