terça, 19 de março de 2024
Geral
08/07/2020 | 10:19

Univali segue no ranking entre as melhores universidades da América Latina

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) destaca-se como Instituição de Ensino Superior não pública catarinense listada entre as 150 melhores universidades da América Latina, segundo avaliação de um dos principais rankings universitários do mundo, o Times Higher Education (THE), divulgado nesta terça-feira, dia 7 de julho.

Desde 2016, a publicação britânica passou a fazer um recorte específico sobre as instituições de ensino superior da América Latina. Na avaliação, critérios como ensino (o ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume, renda e reputação), citações (influência da pesquisa), perspectivas internacionais (pessoal, estudantes e pesquisa) e rendimento do setor (transferência de conhecimento), são utilizados como indicadores de desempenho das universidades. O ranking de 2020 ampliou o número de ranqueadas, incluindo 166 universidades (anteriormente eram 150) da América Latina e Caribe.

“Estar mais uma vez entre as melhores universidades da América Latina é motivo de muito orgulho, honra e alegria para todos nós. Isto demonstra o compromisso e diferencial da Univali com a qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação, em conexão com o programa de internacionalização e alicerçados no desempenho do nosso corpo docente, discente e funcional. O resultado também sinaliza que estamos no caminho certo e em sintonia com os principais indicadores do ensino superior mundial", declara o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

O Brasil é mais uma vez o país com mais representatividade no ranking, com 61 instituições classificadas, mas perdeu pelo segundo ano consecutivo a primeira posição, neste ano mais uma vez ocupada pela PUC-Chile. A segunda colocação é da Universidade de São Paulo (USP) e a Unicamp aparece em terceiro. Em Santa Catarina, outras três universidades estão presentes, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a comunitária Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).  


JORNAL IMPRESSO
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024
23/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS